BELEZA - 05/02/2019

Descubra como manter a pele saudável durante as festas de Carnaval

Além de manter a pele hidratada, esteticista afirma que é imprescindível o uso de protetor soltar durante a folia


Glitter e maquiagem podem ser usados sem restrição na folia (Foto: Divulgação)

É tempo de Carnaval! Muita folia pelas ruas, bloquinhos e festas englobam uma das datas mais importantes do Brasil. Esse também é o momento de tirar as maquiagens coloridas da gaveta e espalhar glitter por todo o corpo! Só que você sabe como manter a pele saudável mesmo com tanto produto e exposição solar por um longo período? Zelo traz algumas dicas para manter a pele saudável durante as celebrações.

Antes de tudo, é importante pensar na proteção da pele. A esteticista Fernanda Secco afirma que o protetor solar, além de ser essencial nos dias comuns, inclusive nos nublados ou chuvosos, é imprescindível no Carnaval, já que ficamos muito tempo expostos ao sol. “Quanto maior a fotoproteção, maior é o tempo em que a pele estará protegida. Se você não quer ficar reaplicando o protetor durante os bloquinhos, o ideal é utilizar um produto com alta proteção, como 70 ou 90”, explica.

O carnaval é o momento ideal para ousar na maquiagem, como pinturas (Foto: Divulgação)

Quanto à aplicação de glitter e maquiagem, não há nenhuma restrição. “O importante é limpar bem a pele depois da folia. Se dormimos com esses produtos no rosto, pode ocorrer o que chamamos de ‘acne cosmética’, que surge quando os poros estão tamponados por resíduos de maquiagem”. Lave o rosto no máximo duas vezes ao dia com um sabonete específico para o tipo de pele, de preferência que contenha fatores que combatem a oleosidade.

 Outra questão muito importante para manter a pele saudável é a hidratação. A esteticista explica que quanto mais hidratada, mais saudável a pele estará. “A melhor forma de fazer isso é unindo o consumo de água e a aplicação de hidratantes”. Atente-se também ao que você consome nesse período. Os alimentos e bebidas com alto teor de açúcar e gordura agem no aumento da produção de sebo da pele, o que pode gerar problemas como a acne.

Para preservar a saúde da pele, não se pode esquecer de usar protetor solar (Foto: Divulgação)

Por fim, existem algumas formas de acalmar a pele depois de um dia inteiro com o rosto maquiado e exposto ao sol. Você pode usar água gelada na hora da higienização ou aplicar o tônico calmante de sua preferência. Outra opção é usar uma água termal. Você pode deixá-la na geladeira durante o dia para um maior efeito refrescante na hora da aplicação.

Veja também