Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição “A Margem é o Caminho do Expurgo”, de Júlio Abreu

JulioAbreu-fotoexposicao-scaled

Vila Cultural Cora Coralina

A exposição fotográfica “A Margem é o Caminho do Expurgo”, do artista Júlio Abreu, inaugura a temporada em Goiânia,  na Vila Cultural Cora Coralina. Abertura da mostra será nesta quinta-feira (06/02), às 19h, com entrada gratuita e acessibilidade (textos descritivos e Libras). A exposição oferece uma perspectiva única do tempo que o artista passou na cidade de Goiás, com fotos tiradas entre 2017 e 2018 durante os minutos que antecedem o nascer do sol, quando as luzes noturnas ainda estão acesas e o cenário parece onírico. A individual fica em cartaz até 6 de março.

“A Margem é o Caminho do Expurgo” conta com apoio do  Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo do Governo de Goiás, e também da lei federal Paulo Gustavo, ambos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A exposição já passou por diversos locais, como o Museu das Bandeiras na cidade de Goiás, o Coletivo Centopeia e o Centro Cultural UFG, em Goiânia.

Júlio Abreu capturou a paisagem histórica da cidade de Goiás em uma série de imagens bucólicas e atemporais, destacando o contraste entre o passado e o futuro. O artista não se limitou a retratar a estética colonial, mas buscou criar uma nova narrativa que mescla suas experiências pessoais com a percepção coletiva do lugar.

O resultado imprimiu nas lentes um lugar onírico, quase inabitado, de luzes noturnas acesas, mas também de céu claro. Algo que o artista, aficionado por estudos narrativos, associa a um enredo da mitologia grega, onde às margens do Rio Estige, passava o barqueiro Caronte, responsável por transportar as almas entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

“Eu que sempre usei a fotografia como ganha-pão, fotografando eventos e desenvolvendo um trabalho como retratista, me vi na necessidade de expurgar demônios próprios naquele momento, lidando com diversas angústias sobre meu próprio futuro, mas para além disso, havia o desejo de construir um projeto sobre a cidade de Goiás, que me fascinou desde a primeira vez que pisei por lá, já de mudança para fazer um curso superior”, explica Júlio César.

Serviço

Exposição fotográfica “A Margem é o Caminho do Expurgo”

Abertura: Quinta-feira (06/02)

Período de visitação: Até 06/03/25

Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Centro, Goiânia)

Espaço petfriendly

Você também pode se interessar por

Solenne Consciente Ram House
Decoração Destaques Zelo

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

Rildo Lasmar Experience
Saúde Vida e Estilo

Rildo Lasmar Experience reúne dentistas em imersão exclusiva em Goiânia

Evento oferece estratégias para gestão de clínicas premium e atração de pacientes de alto valor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.