
Nesta quarta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgou que Goiás conquistou o terceiro lugar no ranking dos estados brasileiros com o maior crescimento no turismo, ficando atrás apenas do Pará e Amazonas.
Segundo o levantamento, o volume de atividades turísticas cresceu 15,5% em Goiás, acima da média nacional que ficou em 9,5%. Em comparação com novembro de 2024, o crescimento foi de 3,1%, o que também supera a média nacional de 2,8% no mesmo período.
A receita proveniente das atividades turísticas em Goiás também surpreendeu. Segundo o IBGE, o estado registrou o aumento de 19,4% em dezembro. O desempenho positivo superou a média do país, que apresentou crescimento de 10,6% no mesmo período. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, em comparação com 2023, a receita nominal das atividades turísticas em Goiás registrou uma expansão de 12%. Já os dados analisados nacionalmente demonstraram avanço de 9,7%.
Na avaliação do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, os números positivos são fruto de uma política pública consistente voltada para o desenvolvimento do turismo goiano. “Estamos focados em levar os atrativos do estado para as principais feiras nacionais e internacionais, além de trabalhar a governança pública e atuar em parceria com a iniciativa privada. O resultado está aí e temos muitos projetos para serem executados em 2025”, informou.
Goiás conta com destinos paradisíacos que conquistam não somente brasileiros, como também turistas estrangeiros. Alto do Paraíso, na região norte do estado, abriga a Chapada dos Veadeiros, um parque ecológico com queda d’água impactantes. O ecoturismo é um dos principais pontos de destaque do estado, colocando-o nas principais buscas daqueles que procuram ecologia, natureza e conforto.