Descubra 7 lugares para conhecer na região do Alentejo, fronteira de Portugal com a Espanha

A fronteira de Portugal com a Espanha é marcada por grandes histórias de disputas territoriais e batalhas, e a região do Alentejo não é diferente. Longe das grandes cidades, quem passeia pelo extremo leste alentejano se depara com vilas medievais, castelos e muito mais.

Todos esses destinos próximos à fronteira foram importantes na época das batalhas medievais. Não é à toa que eles estão posicionados sobre colinas e têm castelos e muralhas, construídos estrategicamente para observar a aproximação de exércitos inimigos.

Há tanto para ver que vale a pena programar um roteiro completo só por esta parte da região. Veja abaixo os principais atrativos.

1. Castelo de Vide

Alentejo
Caastelo de Vide (Foto: Divulgação)

Não é exagero dizer que Castelo de Vide é uma das mais belas vilas portuguesas. Este vilarejo, localizado a duas horas e meia de Lisboa, é cercado por mais de dois quilômetros de muralhas, tem casinhas brancas, ruazinhas estreitas, portais góticos, construções antigas e uma vista das aldeias em meio aos campos. Em dias claros, a vista se estende até a Espanha. Vale a pena visitar não só o castelo, mas também a Capela de Nossa Senhora da Penha.

2. Marvão

Alentejo
Castelo de Marvão(Foto: Victor Carvalho/Divulgação)

A apenas 13 quilômetros de Castelo de Vide está Marvão, outra aldeia histórica da região. Este vilarejo fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, ou seja, o ponto mais alto ao sul do rio Tejo. Embora também tenha muralhas, castelos e casas brancas, é bastante diferente da vila vizinha.

Sua história é milenar e vale passear por suas estreitas ruas de pedra, visitar suas construções medievais e apreciar a vista do entorno. Dessa forma, o turista experimenta uma tranquilidade reconfortante, quase como se o tempo tivesse parado.

3. Elvas

Alentejo
Aqueduto da Amoreira, em Elvas (Foto: Turismo do AlentejoDivulgação)

Saindo de Marvão, a 80 quilômetros está Elvas, considerada a “Rainha da Fronteira”. Esta cidade é um Patrimônio Mundial da Unesco e uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar, com uma estrutura defensiva que une diversos fortes e fortins, de tal forma que a torna a maior fortificação abaluartada do mundo.

As construções militares do destino são inúmeras. Há o Forte de Santa Luzia e o da Graça, além dos fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. No entanto, seu patrimônio também inclui belas igrejas e mosteiros, o imponente Aqueduto da Amoreira e a vista de seu castelo.

4. Moura

Alentejo
Igreja S. JoãoBatista, em Moura (Foto: Divulgação)

A cerca de uma hora de Elvas, fica Moura, vilarejo onde o visitante se depara com inúmeras construções que apresentam muitos elementos da arquitetura árabe. A igreja matriz, dedicada a São João Batista, e a igreja de São Francisco são pontos que merecem destaque. Para saber mais sobre a influência da cultura muçulmana nos costumes locais, não deixe de conhecer o bairro de Mouraria e a exposição do Núcleo Árabe.

5. Serpa

Alentejo
Serpa (Foto: Visit Alentejo/Divulgação)

O próximo destino é Serpa, onde é produzido um dos azeites mais apreciados de Portugal e um queijo de ovelha que a tornou mundialmente conhecida. Além disso, a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, com palácios, castelos, muralhas e um enorme aqueduto.

6. Monsaraz

Alentejo
Monsaraz (Foto: DIvulgação)

Monsaraz é um vilarejo sobre uma colina rodeado por muralhas e com um castelo no topo. Andando por suas ruas de pedra, é possível ver casas branquinhas com janelas floridas, ao passo que, do topo de seu castelo, vê-se os campos ao redor e o grandioso lago Alqueva. Talvez este seja um dos melhores lugares em todo o Alentejo para curtir o pôr do sol. Isso porque, do topo de seu castelo, é possível ver todo o lago mudando de cor conforme o anoitecer se aproxima.

7. Mértola

Alentejo
(Foto: Divulgação)

A última parada é Mértola, em pleno Vale do Guadiana. Em termos de história, este destino ganha de qualquer um da lista, já que foi uma cidade romana e, posteriormente, a capital de um reino árabe. O resultado é uma cidade peculiar e cheia de personalidade.

O local guarda tesouros portugueses, árabes e romanos, que incluem, por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, uma antiga mesquita onde hoje funciona um templo cristão. Além disso, vestígios arqueológicos estão expostos por toda a cidade, em locais como a Câmara Municipal e o Museu Islâmico.

Deixe um comentário