Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Governo de Goiás e OVG oferecem minicurso de voluntariado online

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Governo de Goiás e OVG oferecem minicurso de voluntariado online

Mais do que nunca a solidariedade precisa entrar para o cotidiano como forma de ajudar a quem precisa. Para incentivar a prática do bem, o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), implantou o voluntariado on-line. O minicurso “Voluntariado em Tempos de Pandemia” está disponível no canal da instituição no YouTube.

A nova capacitação foi implantada para garantir o incentivo ao voluntariado no período de distanciamento social, pois o curso presencial está suspenso desde março para evitar a proliferação do coronavírus. O minicurso é totalmente gratuito e os participantes recebem certificado. Ao término do vídeo, todos precisam responder um formulário com dez perguntas.

A gerente de Voluntariado e Parcerias Sociais, Larissa Guimarães, e a assistente social da OVG, Ana Paula Silva, apresentam possibilidades de ajudar o outro sem sair de casa. Há também orientações sobre o que é ser voluntário, benefícios do envolvimento com as causas humanitárias, links para compartilhamento de habilidades e plataformas de entidades sociais que necessitam da atuação de pessoas, por meio de ferramentas digitais.

Larissa Guimarães conta que pesquisas recentes revelaram que, em menos de dois meses de trabalho voluntário, 78% das pessoas estudadas apresentaram redução no nível do estresse. Além disso, 94% afirmaram melhora de humor, 96% enriqueceram seu propósito de vida e 95% entenderam que estão transformando sua comunidade em um lugar melhor.

“É claro que o voluntariado tem desafios e exige espírito solidário e de coletividade. Mas não há dúvidas dos seus benefícios. Com o voluntariado on-line mostramos que é sim possível ajudar e fazer a diferença, sem sair de casa”, diz Larissa Guimarães.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, destaca que nos momentos de crise o trabalho voluntário é ainda mais relevante. “Queremos que, durante esse período de pandemia, as pessoas continuem doando e recebendo carinho, mesmo que a distância. Por isso, a importância do nosso voluntariado on-line”, ressalta.

A presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que nem o isolamento social é capaz de parar quem está disposto a ajudar o próximo. “Queremos garantir a mobilização de pessoas para fazer o bem todos os dias do ano. Se cada um fizer um pouquinho, haverá uma grande mudança na nossa sociedade”, reforça.