Os modelos GR GT e GR GT3 representam a filosofia da Toyota Gazoo Racing (TGR) de criar carros cada vez melhores, com base em experiência acumulada nas pistas. O desenvolvimento, iniciado desde a fase de concepção, seguiu uma abordagem integrada liderada pelo chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda (Morizo), e contou com pilotos profissionais e engenheiros trabalhando em conjunto.
O GR GT adota uma proposta totalmente centrada no motorista, priorizando resposta, controle e sensação de unidade com o veículo. O GR GT3, derivado do GR GT e criado para atender às especificações FIA GT3, foi projetado para entregar performance competitiva e acessível a diferentes perfis de pilotos.
Inspirados no legado do Toyota 2000GT e do Lexus LFA, ambos os modelos foram concebidos para preservar e transmitir a “arte de fazer automóveis” às próximas gerações, seguindo o conceito japonês “Shikinen Sengu”. O projeto combina transferência de conhecimento de engenheiros veteranos, adoção de novas tecnologias e soluções inéditas de desenvolvimento.
Três pilares do projeto
O GR GT foi desenvolvido como um carro de corrida homologado para uso em vias públicas, com foco em desempenho dinâmico e interação total entre motorista e máquina. O modelo utiliza um sistema híbrido composto por um motor V8 biturbo de 4,0 litros recém-desenvolvido e um motor elétrico, com metas de mais de 650 cv e 850 Nm de torque.
Centro de gravidade extremamente baixo
Para reduzir a altura total do veículo e posicionar o motorista o mais baixo possível, a TGR adotou um layout de motor dianteiro e tração traseira. Componentes pesados, como o V8 biturbo com lubrificação por cárter seco e o transaxle traseiro, foram reposicionados para baixar significativamente o centro de gravidade. A posição do motorista foi alinhada ao eixo central do carro para reforçar o controle.
Primeira estrutura totalmente em alumínio da Toyota
A busca por leveza com rigidez estrutural levou ao uso da primeira estrutura integral em alumínio da Toyota. Partes em CFRP, plásticos e outros materiais estratégicos reforçam a carroceria, reduzindo peso e garantindo resistência.
Design orientado pela aerodinâmica
A equipe definiu primeiro o desempenho aerodinâmico ideal e, a partir dele, desenhou o estilo externo. Engenheiros de aerodinâmica e designers trabalharam juntos para equilibrar eficiência e estética. No interior, a ergonomia foi planejada para assegurar posição de condução ideal e boa visibilidade mesmo em pilotagem no limite, sem perder funcionalidade para uso diário.
GR GT3: construído para competir
O GR GT3 segue os mesmos pilares do GR GT e foi desenvolvido para a categoria GT3, oferecendo comando previsível e capacidade competitiva. A TGR também prepara um sistema de suporte ao cliente para equipes e pilotos que utilizarem o modelo em competições.
Desenvolvimento e validação
O processo utilizou simuladores avançados, metodologias derivadas das pistas e testes extensivos em locais como Fuji Speedway, Nürburgring e vias públicas. Assim como outros modelos GR, os esportivos passaram por ciclos contínuos de ajustes e validações. A TGR trabalha para lançar ambos os modelos por volta de 2027.
Motor V8 biturbo e novo powertrain
O motor V8 biturbo de 4 litros, primeiro da Toyota Motor Corporation em um veículo de produção, foi projetado para ser compacto e leve, com curso curto e configuração “hot V”. A lubrificação por cárter seco e soluções para redução de altura contribuem para o posicionamento mais baixo possível.
A potência é enviada ao transaxle traseiro por meio de um tubo de torque em CFRP. O conjunto inclui motor-gerador e uma nova transmissão automática de 8 marchas, com embreagem de partida úmida e diferencial mecânico de deslizamento limitado. O motor-gerador atua para eliminar atraso de torque em acelerações e trocas.
Para reduzir o entre-eixos, o transaxle utiliza engrenagem cônica para inverter a direção da força, solução pouco comum em veículos com motor dianteiro e tração traseira. A distribuição de peso estimada é de 45:55, favorecendo o equilíbrio dinâmico.
Som e experiência de condução
Além de desempenho, o GR GT foi desenvolvido para oferecer um som característico do V8 biturbo, sincronizado com o comportamento do veículo. O sistema de escapamento traduz variações de energia térmica e reforça a sensação de envolvimento.
Chassi, suspensão e freios
A estrutura em alumínio utiliza grandes peças fundidas, perfis extrudados e métodos avançados de união. A suspensão de duplo A com braços forjados em alumínio foi projetada desde o início para resposta linear em diferentes condições.













