Viola caipira de Roberto Corrêa no SESI

Roberto Corrêa é um dos mais importantes nomes da viola no Brasil. Dono de uma qualidade técnica única e conhecido por seu virtuosismo, o instrumentista, compositor e pesquisador mineiro faz apresentação gratuita em Goiânia nesta terça-feira, 18 de junho, no Teatro SESI, a partir das 20 horas.
  • Roberto Corrêa se apresenta em Goiânia com entrada franca (Foto: Josemar Callefi)
No palco, o mestra violeiro mostra seu Recital Solo – Viola Caipira e Voz, inspirado pela cultura interiorana brasileira em uma linguagem musical contemporânea. O trabalho explora as potencialidades musicais da viola caipira e da viola de cocho, com arranjos originais de músicas do cancioneiro brasileiro, clássicos das duplas caipiras e composições próprias. O repertório do show é diverso e abrange variados gêneros musicais, além de interlocuções sobre os mitos que rondam a viola, histórias e tradições do instrumento.
Morando atualmente em Brasília, Roberto Corrêa tem entre seus trabalhos mais recentes o CD Viola de Arame – Composições Brasileiras, lançado em 2012, no qual interpreta composições para viola caipira solo. O disco é considerado pelo crítico Tárik de Souza como uma “joia violeira” que apresenta “temas que ressaltam a cintilação do timbre da viola e a maestria do executante. O CD Violas de Bronze, realizado em parceria com o rabequeiro pernambucano Siba, de 2009, é outro trabalho importante do artista.
Considerado um dos principais pioneiros na recente expansão do uso da viola no Brasil e seus trabalhos, o artista possui ainda versatilidade artística, e aponta novos caminhos para o instrumento. Como compositor, Roberto Corrêa vem contribuindo para formação do repertório da viola, sobretudo como solista. Sua música, embora vinculada às tradições musicais interioranas, frequentemente é associada à contemporaneidade e à erudição.
Em sua carreira, lançou 19 discos e apresentou, em shows e oficinas, a viola caipira e a viola de cocho nas diversas regiões brasileiras e em 29 países. Realizou recitais em importantes salas de concerto internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim).
Em 2008, Roberto Corrêa foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural – comenda concedida pelo Governo Federal por sua contribuição à cultura. É idealizador e curador do Voa Viola – Festival Nacional de Viola.
O Teatro SESI fica na Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Mais informações pelo telefone (62) 3269-0800.

Deixe um comentário


Confira também