Viagem pelo blues tradicional

  • The Headcutters com clássicos do blues (Foto: )
Os elegantes músicos do The Headcutters convidam o público do Bolshoi para viajar no tempo. The Headcutters é uma banda de blues formada em Itajaí, cidade famosa por sua localização, no litoral norte de Santa Catarina, por sua economia, baseada no principal porto do Estado, por suas atraentes cervejarias artesanais e, infelizmente, por ser castigada por insistentes chuvas torrenciais.
A banda é formada por Joe Marhofer (vocal, harmônica), Ricardo Maca (guitarra, vocal), Arthur Catuto Garcia (baixo acústico) e Leandro Cavera Barbeta (bateria). The Headcutters (Cortadores de Cabeça) presta homenagem a Muddy Waters, Little Walter e Jimmie Rogers, astros do blues conhecidos como The Headhunters (Caçadores de Cabeça) no começo dos anos 50.
O trio americano é a maior influência do quarteto catarinense. Influência levada ao pé da letra. Os músicos da Headcutters sobem ao palco vestindo ternos bem acabados. Nada garante que eles permaneçam elegantes até o fim do espetáculo. Juntos há 10 anos, eles lapidaram a sonoridade da banda de acordo com a sonoridade, a timbragem, dos ídolos do passado pré-rock´n´roll.
Um pouco de história. O blues nasceu no sul dos Estados Unidos, filho de negros trazidos da África como escravos em contato com a cultura local. Ele era inteiramente acústico, até migrar para os centros urbanos do norte depois da guerra da Secessão. Nas cidades, o blues conheceu a guitarra elétrica, mudou de forma e virou rhythm´n´blues. Estava dado o pontapé para o rock.
Esta é a fase abraçada pelo Headcutters. A fase áurea do rhythm´n´blues. Principalmente na linguagem de Chicago, com predomínio da gaita. Um filme excelente sobre esse período chama-se Cadillac Records, de Darnell Martin, com Adrien Brody e participação de Beyoncé como a cantora Etta James. O filme conta a história da gravadora Chess, por onde passaram os maiorais.
The Headcutters tem só um disco gravado até agora, Back to 50´s, lançado em 2009 pela Chico Blues Records. Gravado ao vivo no Museu Histórico de Itajaí, com apenas 9 faixas, Back to 50´s tem uma série de peculiaridades. A gravação foi feita em rolo de fita com equipamentos valvulados de época. Cuidados que deixam o convite da Headcutters simplesmente irrecusável.
The Headcutters com clássicos do blues
Onde: Bolshoi Pub (Av. T-2, esq. c/ R. T-53, Setor Bueno, tel. 3285-6185)
Quando: Sábado, 01 de Outubro
Horário: 21 horas
Entrada: R$ 30 (antecipados nas lojas American Music. Sujeito a alteração depois das 22h30)

Deixe um comentário


Confira também