Valdemir Cunha em Goiânia

O jornalista e fotografo Valdemir Cunha vem a capital goiana pela primeira vez para realizar a palestra “Paisagem transitória – A documentação da geografia humana nos rincões do Brasil”, no Teatro do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG). Cunha ainda promove um workshop durante os dias 26 e 27, sobre o trabalho autoral e a produção de livros fotográficos. A iniciativa é promovida pela WA Imagem e tem apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.
Valdemir é especialista em cultura, povo e geografia brasileira, tem 25 anos de carreira e onze livros publicados, entre eles Pantanal, O Último Éden (DBA, 2007), Brasil Natural (Editora Origem, 2011), Serra da Mantiqueira (Editora Horizonte, 2012) e Viagem à Bahia de Jorge Amado (Editora Abril, 2012). Além disso, atuou durante seis anos na Editora Abril como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo.
Através do relato da experiência como fotógrafo viajante, o paulistano já viajou por cerca de 80 países produzindo imagens para os seus títulos, bem como para outros da Abril, Cunha exercita em cada um a busca por imagens que contam histórias da vida, rotina, do cotidiano, mas balizando-se na sensibilidade do olhar pessoal em conjunção com sentido da paisagem ou do lugar onde está. De acordo com ele, a fotografia, mais do que nunca, é um documento histórico.
“Acredito que a foto deve ter uma preocupação em documentar. A fotografia, muitas vezes, deve ser vista como um retrato de uma época ou de um período da história. Daqui a 100 anos, por exemplo, muitos vão analisar uma foto tirada hoje e poderão visualizar uma sociedade passada, um acontecimento social ou político, uma paisagem natural. A fotografia tem esse
A vinda de Valdemir Cunha a Goiânia faz parte da primeira edição do Projeto F/5, que conta com a vinda de Cunha mais quatro grandes fotógrafos de diversas partes do país para ministrarem workshops: Claudio Edinger, Evandro Teixeira, João Ripper e Lucille Kanzawa. Os workshops acontecem entre março e junho de 2014 e irão abordar temas relacionados à fotografia contemporânea, promovendo a troca de experiências e contribuindo na orientação, atualização, formação profissional e artística dos participantes.
Palestra
Paisagem transitória – A documentação da geografia humana nos rincões do Brasil
Data: 24 de abril
Horário: 20h
Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG)
Entrada Franca
Workshop
Olhar viajante – Construção de imagens e projetos fotográficos
Data: 26 e 27 de abril
Local: WA Imagem – Rua 89D, 79, St. Sul

Deixe um comentário


Confira também