Titanic: 100 anos da tragédia

Lançamento: “Titanic, a história completa” (Foto: Divulgação)
  • Imprudência ou fatalidade? A tragédia envolvendo o Titanic, que custou a vida de aproximadamente 1.500 pessoas, ainda desperta curiosidade e interesse, encantando e emocionando diferentes gerações. Teria sido possível evitar que, naquele 15 de abril de 1912, o maior e mais luxuoso transatlântico já visto no mundo afundasse nas águas do Atlântico Norte após colidir com um iceberg? Tomado pelo desafio de desvendar um dos maiores mitos do século XX, o historiador francês Philippe Masson reconstituiu cada etapa da tragédia, lançando novas luzes sobre o caso. O resultado é este Titanic: a história completa, que acaba de ser lançado pela Editora Contexto.
Renomado especialista em história marítima, Masson se debruçou sobre vasta documentação e arquivos ainda inéditos para compor sua obra. Partindo da construção e preparativos do navio, em meio à acirrada disputa da indústria naval da época, o autor investiga as causas e as responsabilidades que fizeram da sonhada viagem um desastre inconcebível. “Ninguém conseguia imaginar que o Titanic, obra-prima da tecnologia, pudesse estar seriamente em perigo e, menos ainda, naufragando”, diz o autor, destacando o ceticismo e a prudência com que os grandes jornais americanos, como o Wall Street Journal, trataram em suas primeiras reportagens o acidente.
Além de investigar a tragédia em si, Masson faz pertinente análise dos impactos técnicos, comerciais, econômicos e socioculturais do caso, que levou à realização de diversos filmes e explorações arqueológicas submarinas milionárias. Repousando no fundo do oceano, o “gigante dos mares não será resgatado. O estado do navio afundado não permite isso. Uma tentativa de resgate se limitaria a deslocar o navio. O Titanic está condenado a uma lenta e inexorável degradação”. Mesmo assim, o lendário Titanic permanece marcadamente presente no imaginário coletivo e, um século após seu desaparecimento, se mantém vivo como um dos ícones mais marcantes do século XX.

Philippe Masson é considerado um dos mais importantes historiadores especializados na Marinha. Francês, construiu uma brilhante carreira de professor, pesquisador e autor de inúmeras obras, dentre as quais A Segunda Guerra Mundial, publicado pela Editora Contexto.
Serviço
Livro: Titanic: a história completa
Autor: Philippe Masson
Editora: Contexto
Formato: 16 x 23 cm; 272 páginas
Preço: R$ 49,90

Deixe um comentário


Confira também