Teatro Sesi homanegeia mulheres com recital de Rúbia Santos e Anne Guzzo

Recital da pianista brasileira Rúbia Santos e da clarinetista norte americana Anne Marie Guzzo, ambas professoras da Universidade de Wyoming (EUA), será realizado no dia 6 de março no Teatro Sesi, às 20 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Antes da apresentação, 13 musicistas goianas vão receber placa de prata ofertada pelo Sesi – Serviço Social da Indústria pela sua contribuição à divulgação da música brasileira e à formação de jovens músicos.
Para o programa, Rúbia Santos e Anne Marie Guzzo selecionaram músicas de compositoras consagradas como Chiquinha Gonzaga, Lina Pires de Campos, Leonna Kirchoff, Anne Guzzo e outras.
Na noite especial, receberão homenagem a superintendente da Orquestra Sinfônica de Goiânia Tânia Cruz, a ex-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) e coordenadora do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, Glacy Antunes, a professora Lilian Meire Carneiro de Mendonça, do Lilian Centro de Música e as professoras da Emac/UFG Ana Flávia Frazão, Maria Lúcia Roriz, Consuelo Quireze, Gyovana Carneiro, Ivana Carneiro e Denise Zorzetti. As professoras aposentadas Maria Lucy Veiga, Heloisa Barra, Marília Labossíere Barreto e Dalva Maria Pires Machado Bragança também serão homenageadas.
Rúbia Santos, pianista brasileira
A pianista brasileira, radicada nos Estados Unidos há muitos anos, Rúbia Santos foi agraciada com várias premiações como pianista acompanhadora. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação da música do Brasil. A sua publicação da edição inédita – “Obras Selecionadas para Piano Solo e Canções com Piano de E. Villlani-Côrtes” – pela Ponteio Publishing Inc. de Nova York, estará disponível em 2012. A sua discografia com repertório brasileiro inclui Moyugba Orisha, acompanhada do violista da República Dominicana, Juan-Miguel Hernandez do Harlem Quartet (White Pine Label, Michigan) e A Brazilian Collection, com o trompetista Luis Engelke (Tijuca Label, Maryland).
Este ano (2012) Rúbia Santos vai lançar compact-disc com obras para música de câmara da compositora americana, Jennifer Higdon, que foi premiada em 2010 com Pultizer Prize em composição.
Sua especialidade em solo e câmara combinada com a aplicação do método Feldenkraistem tem resultado no êxito dos seus alunos de piano em vários concursos e apresentações. Continuamente Rúbia orienta teses de mestrado e doutorado que tratam do estudo da música de compositores brasileiros. Ela também participa ativamente de associações musicais tais comoThe College of Music Society, Mediterranean Studies Association, Music Teachers National Association, e National Association of Teachers of Singing.
Rúbia Santos obteve o seu doutorado e mestrado em “Collaborative Piano” pela Universidade Estadual do Arizona, EUA, e o Diploma Artístico em Piano Solo pela Musikhochschuleem Colônia, Alemanha. Entre os seus professores destacam-se os pianistas Menahem Pressler, Lina Pires de Campos, Günter Ludwig, Caio Pagano, Eckartsellheim, membros do Quarteto Amadeus e o violinista Chaim Taub, e também os orientadores de master classes de “collaborative piano”, Martin Katz e Hartmut Höll.
Anne Marie Guzzo, compositora e clarinetista norte americana
A compositora e clarinetista Anne Marie Guzzo nasceu em Wyoming, Estados Unidos. Como compositora, vem obtendo reconhecimento internacional. Suas composições têm sido executadas pelo Duo Solo Fukushima-Kirkendol em inúmeros festivais de música, incluindo “Cortona Sessions for New Music” em Cortona, Itália. Em 2010, sua obra solo dedicada à diretora do Theater Amoeba, Denise Rinehart, Ci Piacciamo, foi premiada no festival Feito Para Mulher em Bologna, Itália. Recentemente, O Duo Adzel (clarinetistas Mariam Adam,do famoso grupoImani Winds e Stephanie Zelnick) comissionou a mais recente obra de Guzzo composta para duo de clarinetes, Color of Honey (Da cor do mel), executada em primeira audição mundial durante a tour do Duo em 2011 em Los Angeles, Nova York e Madrid.
Serviço
Recital: Rúbia Santos e Anne Marie Guzzo
Data: 6 de março (Terça no Teatro)
Horário: 20 horas
Entrada franca

Deixe um comentário


Confira também