Tango-a-Tierra (Goiânia)

Considerado uma das mais importantes companhias de tango da atualidade, Tango a Tierra chega a Goiânia para apresentação única dia 20 de março, sábado, às 21h, no Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções (Rua 4,1400, Centro). Os valores dos ingressos vão de R$ 30,00 à R$ 80,00.

O melhor espetáculo de tango da atualidade volta ao Brasil, pela terceira vez, após o grande sucesso das tournées de março e novembro 2009, quando se apresentou nos principais palcos do país, nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte (Palácio das Artes), Rio de Janeiro (Canecão), São Paulo ( Citibank Hall), Itajaí,Joinville, Porto Alegre, Florianópolis, Maceió, Recife, Salvador e Aracaju.

17 bailarinos e músicos, um cenário requintado e coreografias fascinantes são alguns dos elementos deste espetáculo, que reproduz o Tango dos anos 30 até hoje, levando o estilo para um apogeu virtuosístico de técnica e elegância. O espetáculo Tango-a-Tierra percorre com um novo olhar a proposta artística e estética da dança popular mais extrarodinária do mundo: o Tango.

Tango-a-Tierra apresenta-se como uma nova expressão do gênero, que alcançou altos níveis de complexidades e refinamento. Trata-se de uma proposta coreográfica renovada, porém clássica, relevando o legado profundo do bailar com a terra, com o chão, elemento que o ata ao mundo e revela seu caráter de arte popular. O espetáculo apresenta os diferentes estilos do Tango, mostra os lugares mitológicos onde o Tango nasceu e cresceu, o repetório clássico e ortódoxo, assim como a fusão e a heresia.

Grandes temas clássicos vão contando a história desta dança, que transformou-se numa das maiores expressões artísticas do século XX. A música e o canto estão também presentes, interpretados por excelentes jovens talentos formando uma orquestra típica de oito integrantes. O Tango, centenário, continua reinventando-se, passando de geração em geração, sempre vivo e jovem.

As coreografias, criadas por Guillermo Salvat e Silvia Grynt, são caracterizadas pelo flerte, por dois homens brigando por uma mulher, envoltos em uma nuvem de fumaça, com a música e passos marcantes. A Companhia Tango-a-Tierra foi apontada pela Revista Isto É Platinum como uma das companhias que fazem jus ao título que o Tango recebeu da Unesco de Patrimônio da Humanidade. Já o jornal sulafricano Tonight Stage
escreveu: “São duas horas de uma dança magnífica, uma música gloriosa com solos vocais magníficos”. Já o jornal argentino La Nacion escreveu: “A dança é o ponto alto e transcendente deste magnifico espetáculo”.

A dupla Guillermo Salvat & Silvia Grynt é reconhecida como uma referência no mundo do Tango. Ano ápos ano, percorrem o mundo inteiro para apresentar o Tango e suas diversas facetas. Destacaram-se em 2001 no espetáculo Una Noche de Tango, com a cia. Tango X2, levando o espetáculo para capitais da América do Sul e para Europa. Em 2003, dirigam-se rumo a Sidney, Austrália, onde participam de uma longa temporada em teatros famosos e importantes, tais como Sydney Opera House, Victorian Theatre de Melbourne.

A partir de 2006, começaram a montar as próprias obras com o intuito de propor um espetáculo que mostra a tecnicidade e complexidade do Tango; nasce Estampas Portenhas, Equina Carlos Gardel, e finalmente Tango-a-Tierra. Em 2005 e 2006, o espetáculo Esquina Carlos Gardel excursionou ao redor do mundo, apresentando-se no Japão, nos EUA, México, Panama, Costa Rica, Honduras, Guatemala, no Brasil – Rio de
Janeiro, São Paulo e Porto Alegre -, e na Europa, com entre outros, ficou uma longa temporada no Teatro Brancaccio em Roma, Itália.

Em 2007, estreiaram seu mais novo espetáculo: Tango-A-Tierra, que é imediatamente convidado para os grande festivais internacionais: USTC 11nt Annual Tango Fantasy Festival de Miami, 4th Annual Boston Tango Festival, Mini Festival de Tampa e o 7th NYC Tango & Film Festival. Em março, fazem um extensa tournée na África do Sul, permanecendo 15 dias no South African State Theatre de Pretória. Ainda em 2007,
apresentou-se no Canadá, em Vancouver, volta novamente para o USTC 12th Annual Tangofantasy Festival de Miami e apresentaram-se na Russia, eam St. Petersburg e em Kiev, além de Bulgaria, Hungria e Polônia.

O grupo chega ao Brasil depois de uma aclamada girada pela Russia, no final de 2008 e por Hong Kong, em outubro de 2009. Anualmente, o grupo vem realizando tournées na Ásia e Europa, com grande sucesso. No repertório deste espetáculo os grandes sucessos do tango em todos os tempos, músicas como “Por uma cabeza”, “Cuesta abajo”, “Volver”, entre outras.

Deixe um comentário