Séries televisivas e The Cove abrem o primeiro

O ator Marcos Palmeira apresenta a série Vozes do Clima, mostrando o que ocorre no país e como os brasileiros podem enfrentar as modificações no meio ambiente. O documentário é o primeiro a ser exibido na Mostra Competitiva do XII FICA e traz como cenário as cidades de São Paulo, Ceará, Amazonas, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dirigida por Gian Carlo Bellotti, a série se divide em seis episódios, com temas específicos: Cidades, Agricultura, Semiárido, Energia, Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico.

O enredo traz depoimentos, críticas e sugestões de cientistas e especialistas, além de imagens que ajudarão a entender como a atividade humana inadequada está contribuindo para o aquecimento do clima, os alarmes locais dados pela natureza e as consequências diretas no meio ambiente.

Já a série Trazendo Vida ao Espaço (Bringing Life to Space), dirigida por Jakob Gottschau e Ojvind Hesselager, se divide em dois capítulos: Um Ano Trancados em um Container e Dois Anos Lacrados em Uma Redoma de Vidro. Os temas levam a um prenúncio de como o homem está se preparando para a vida em outros planetas.

A criação da Biosfera 2, uma espécie de colônia auto-sustentável engloba um mundo a parte. Nela habitarão, por um ano, cientistas ‘preparados’ para uma experiência impar, numa simulação de como seria a vida no espaço. Para isso cerca de 300 espécies de plantas e animais são colocadas nesse ambiente, tentado copiar o delicado equilíbrio ecológico da Terra em pequenos ciclos fechados, com quantidades suficientes de suprimentos vitais de água, oxigênio e alimento. Mas o maior desafio é se adaptar e enfrentar as limitações físicas, o efeito negativo da gravidade, o enfraquecimento dos ossos, estresse, irritações e os desgastes emocionais.

Obra premiada

Um dos destaques do dia na mostra é a exibição do longa-metragem The Cove (A Enseada), vencedor do último Oscar na categoria Melhor Documentário. A obra conta a experiência do realizador Louie Psihoyos e uma equipe de ativistas ambientalistas, cineastas e mergulhadores de elite liderados pelo treinador de golfinhos Ric O’Barry, que embarcam numa missão secreta. A tarefa é entrar numa enseada próxima de Taijii, no Japão, trazendo para a luz do dia uma terrível e negra realidade: a chocante caça aos golfinhos.

A Mostra Competitiva prossegue até sexta-feira, no Cine Teatro São Joaquim e no Cinemão (instalado no Colégio Alcide Jubé).

Deixe um comentário


Confira também