Em 2008, o Salão de Arte completa 15 anos. A edição comemorativa acontece entre os dias 18 com abertura para convidados a partir das 19h e 24 de agosto, no Clube A Hebraica, em São Paulo. Organizado por Vera Chaccur Chadad, o evento reunirá cerca de 65 expositores do Brasil e do exterior, além de uma mostra especial dedicada ao Colecionismo Brasileiro. Toda a renda obtida na noite de inauguração e na bilheteria esta com ingressos a R$ 20 será destinada à Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração ACTC.
O Salão reúne em um mesmo espaço peças únicas de antiquários, galerias de arte, casas de leilão, designers de jóias, livros e papéis raros, oferecendo ao público um painel eclético e abrangente da arte nacional e internacional. Indicador das tendências do mercado de arte, também é uma consolidada referência para machands, colecionadores e designers de ambientes.
Este ano, por exemplo, prometem chamar atenção valiosos exemplares de arcazes, capelas e mobiliário brasileiro do século XVIII e XIX, atualmente valorizados pela tendência de mesclar ao chamado clean peças de antiquariato. O segmento trará ainda objetos inusitados desde um lustre que pertenceu ao palácio do marajá indiano Fateh Parash de Udaiour até um ostensório em prata de um bispo italiano do século XIX, passando por um par de postes remanescentes da antiga Sé, no Rio de Janeiro e imagens sacras de grandes mestres da arte popular, como Didi e Valentim.
Entre as galerias, o Salão apresentará telas de ícones da pintura brasileira, como Nossa Senhora da Guia, de Di Cavalcanti, Mãe e Colheita de Algodão, de Cândido Portinari, e a aquarela Casa Nº54, de Cícero Dias; a contemporaneidade de Vik Muniz e Tunga, a pop-art de Ivan Serpa e as consagradas esculturas de Franz Krajcberg.
Sediado num pólo cultural ímpar e dinâmico como São Paulo, o Salão de Arte se renova a cada edição, buscando aliar sua tradição às tendências do mercado. Nestes 15 anos, há de se ressaltar o esmero de nossos expositores, a presença marcante do nosso público e a parceria com empresas e instituições. Todos contribuíram e contribuem para que hoje possamos desempenhar um papel ímpar no segmento, em toda América Latina, comenta a organizadora Vera Chaccur Chadad.