Reverência ao mestre da guitarra no rock

Fridinho, guitarrista do Lady Raposa, trio que passeia pelo repertório do Jimi Hendrix Experience e da Band of Gypsys, fazia o papel de George Harrison, aos 11 anos de idade, no Beat Kids. Hoje com 28, ele recorda que começou a tocar as evoluções de Jimi Hendrix na virada dos 15 para os 16. Nada como ouvir boa música na infância e crescer com referências fortes e duradouras.
O nome da banda surgiu há 10 anos e, ao contrário do que todo mundo imagina, Fridinho conta que não existe relação com a música Foxey Lady, do disco Are You Experienced, de 1967. “Era para ser simplesmente uma Dama Raposa, uma Lady”, diz ele, que se apresenta sempre ao lado de Thiago Ricco (baixo) e Fred Valle (bateria). Todos eles atacam em outras bandas também.
“Lady Raposa é resultado de um longo trabalho entre amigos para um show com músicas do ídolo que influenciou a iniciação de todos nós”, afirma Thiago. “O projeto começou em 98, o nome da banda mudou algumas vezes, assim como alguns integrantes, mas o desenvolvimento foi contínuo.” A estrutura do espetáculo é dinâmica. Eles só fazem pausas para receber os convidados.
Para o show no Bolshoi, eles chamaram o vocalista e guitarrista Smooth, do Vicios da Era, André Mols, vocalista e guitarrista da TNY, a cantora Grace Carvalho, da Pedra 70, e Renato Cunha, guitarrista do Black Drawing Chalks. Contemplaram décadas de história do rock alternativo em Goiânia. Pioneiros e resistentes que abriram caminho para os atuais protagonistas, e toca o barco.
A principal motivação da Lady Raposa é a liberdade em interpretar as canções de Jimi Hendrix. Liberdade que o próprio reivindicava para uma obra que segue norteando rumos. “Não simulamos a execução original ou sua sonoridade”, diz Thiago. “Mexemos nas harmonias, variamos os tempos, acentuamos riffs e destacamos arranjos”, complementa Fridinho. Nas pegadas do mestre, enfim.
O guitarrista esquiva-se dos holofotes jogados sobre ele, já que o objeto visado no show é considerado apenas o melhor do mundo em todos os tempos. “As primeiras músicas que tirei na vida eram do Hendrix. Eu me acostumei a tocá-las. Para mim, é natural. Não preciso intelectualizar.” Fãs de primeira hora, veteranos calejados e os iniciantes estão convidados a tirar a prova dos nove.

Jimi Hendrix Tribute
com a banda Lady Raposa
Onde: Bolshoi Pub (Av. T-2, esq. c/ R. T-53, Setor Bueno, tel. 3285-6185)
Quando: Quinta-Feira, 01 de Setembro
Horário: 21 horas
Entrada: R$ 30 (antecipados nas lojas American Music. Sujeito a alteração no local)

Deixe um comentário