Fotógrafos profissionais e amadores poderão participar com imagens que representem atos corajosos. As fotos pré-selecionadas e vencedoras farão parte de uma exposição em 2008 e outras itinerantes em 2009, além de ilustrar a agenda e o calendário da ABRALE produtos com tiragem de 12 mil exemplares que tem a venda revertida aos projetos e ações das ONGs. As inscrições, que vão até o dia 9 de setembro, poderão ser feitas pelo site da ABRALE (www.abrale.org.br) ou pelo e-mail concursodefotografia@abrale.org.br ou ainda pela Caixa Postal nº. 11058 – CEP 05422-970.
Formadores de Opinião e profissionais renomados como Gilberto Dimenstein, Paulo Fridman, Renato Soares, Chico Audi, Contarto Galligaris, Heródoto Barbeiro, Marcos Lopes, João Kulcsár, David Dalmau, Maramgoni e a presidente das entidades, Merula Steagall, entre outros de igual renome farão parte da comissão julgadora. Já a premiação contará com máquina fotográfica digital Kodak, relógio Dryzun, curso Senac nas unidades de São Paulo, curso de idiomas Cel-Lep para alunos em São Paulo, assinatura anual da revista Photo Magazine, participação em exposições, agendas e calendários, publicação da fotografia.
O concurso Retratos da Coragem é uma maneira de divulgar o trabalho expressivo, não só de fotógrafos, mas também de profissionais da saúde, pacientes e familiares, de como conviver com as doenças, explica Merula Steagall. O concurso está dividido em quatro categorias: profissionais da fotografia, público em geral e estudantes (de qualquer área, inclusive fotografia), profissionais da saúde, familiares e pacientes de enfermidades onco-hematológicas e da talassemia.
Ao apoiar o Concurso de Fotografia Retratos da Coragem não só reconhecemos o trabalho da ABRALE na disseminação de informações referentes ao diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer no sangue, como também cumprimos nossa missão institucional de contribuir no desenvolvimento de organizações e pessoas, estimulando o olhar e a sensibilidade para com pacientes e familiares, afirma Andrea Nunes, da área de Relações Institucionais do Senac São Paulo, que apóia o concurso. Acredito que a fotografia possa contribuir para a divulgação do tratamento de câncer no sangue, por meio deste concurso fotográfico, que atinge diferentes camadas da população”, completa o professor do curso de fotografia da Instituição, João Kulsár, que também será o curador da exposição.