A presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Raquel Rodrigues, participa da solenidade de inauguração do Teatro Escola Basileu França do Centro de Educação Profissional em Artes (CEP) Basileu França (antigo Teatro Veiga Valle), vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec). O teatro será inaugurado às 19h30 do dia 9 de fevereiro.
O evento será beneficente e terá a apresentação da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, que vai encenar a peça Grande Suíte do Ballet Don Quixote. A exibição de gala na festa de inauguração terá a participação de 90 bailarinos e 2 solistas russos.
Os ingressos estão à venda na sede da OVG, na Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, fone: 3201-9413. A renda proveniente da venda de ingressos será revertida para o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae). A instituição atende principalmente crianças portadoras de deficiência mental.
O Teatro Basileu França é o maior teatro-escola do Brasil, com capacidade para 800 pessoas, fosso para orquestra com espaço para abrigar 60 músicos e palco italiano com 170 metros quadrados e 8 metros de altura.
O teatro-escola contribuirá para a realização de aulas públicas e eventos nas áreas de dança, música e teatro, em que professores e alunos vão desenvolver trabalhos fundamentados na metodologia do aprender, fazer, fazendo. O objetivo é levar o aluno a familiarizar-se com o palco e a cenografia, por meio do espaço equipado com iluminação e aparelhagem de som adequados a esse tipo de espetáculo.
A área construída do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França/Veiga Valle, no Setor Universitário, é de 3.297,54 metros quadrados, com 41 laboratórios de artes. O complexo conta ainda com instrumentoteca, biblioteca, almoxarifado, secretaria, oficinas de adereços, laboratório de informática, galeria de artes e sala de maquiagem, tudo estruturado conforme os padrões europeus. A proposta é de que o local sirva como um grande laboratório destinado a todas as artes.
História de amor
O grupo que subirá ao palco na inauguração do teatro vai contar a história de amor de Kitri e Basílio, que se passa na Espanha. Basílio, um barbeiro pobre, e Kitri têm de enfrentar o rico e arrogante Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força a se casar.
Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavaleiro, e seu fiel escudeiro Sancho Panza, os apaixonados Kitri e Basílio se casam afinal numa grande festa em Barcelona. A peça é um balé vibrante, com forte teatralização do roteiro e música envolvente, que faz o público se sentir parte da história e se inserir no contexto da trama. A peça, criada por Vladimir Vasiliev, o grande mestre russo do balé, estreou no Brasil na cidade de Joinville (SC) em 2007.
(Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia)