Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Próxima edição da “Scrap & Arte Brasília” confirma crescimento do artesanato no Brasil

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O scrapbooking caiu no gosto do brasileiro e, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, um dos berços do artesanato baseado em papel, reúne cada vez mais adeptos. De 28 a 31 de março, acontece no Unique Palace, a segunda edição da Scrap & Arte Brasília, feira que em 2011 foi uma das grandes atrações na capital federal. Para a próxima edição são esperados cerca de 2500 visitantes, que poderão conhecer e comprar produtos de 30 expositores. Além de artigos específicos de ‘scrap’, a feira irá contemplar outras técnicas de artesanato como patchwork, pintura, arte em madeira, etc.
“O scrapbooking, arte de registrar recordações em álbuns ou em qualquer outro suporte que permita o uso de papel, virou paixão entre os brasileiros. Não param de surgir lançamentos em papéis, formas para corte, estampas e métodos de aplicação da técnica. Para quem quer comprar uma peça acabada, descobrir as novidades deste mundo ou se reciclar, a feira é uma ótima oportunidade”, diz Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, organizadora da Scrap & Arte Brasília.
Em 2012, por exemplo, um tipo de trabalho que poderá ser visto na Scrap & Arte Brasília é resultado da combinação do scrapbooking com o patchwork. “Há cada vez mais pessoas fazendo artesanato no Brasil, como fonte de renda, hobby ou terapia, e a criatividade do brasileiro não tem limites”, conta Rita. “O patchwork, por exemplo, ficou ainda mais rico nas mãos dos nossos artesãos, e a técnica hoje é aplicada em peças para casa, uso pessoal e decoração”. Por isso, completa Rita, “a Scrap & Arte Brasília não é restrita a uma determinada técnica e os visitantes poderão encontrar todo tipo de material, como acrílico, feltro, MDF, tecidos, papéis… é só deixar a imaginação encontrar formas de aplicá-los”.
Outra grande atração será a mostra “Disney Paper”, feita em scrapbooking em terceira dimensão. Dois brasileiros mestres na arte da escultura em papel (paper sculpture) – Vlady e Helena Keiko – inovam a forma de retratar Branca de Neve e Relâmpago McQueen, entre outros. Em 2011, os visitantes da primeira edição da Scrap & Arte Brasília já haviam se encantado com o talento de Vlady com a exposição “Mangá Paper”. Agora, na exposição “Disney Paper”, o artista aplicou a mesma técnica em 10 obras que retratam personagens tradicionais de forma inédita. Vlady conta que a ideia surgiu durante viagem que ele e Helena fizeram para a Disney World. “Voltamos encantados e pensamos em aplicar a técnica do paper sculpture para fazer com que cenas tão conhecidas das telas de cinema ganhassem vida também no papel”. O universo cinematográfico está inclusive no acabamento e no tamanho dos quadros – que reproduzem as molduras usadas nas salas de filmes e o formato original dos posters de cinema – 90 cm x 60 cm. Segundo Vlady, o resultado é realmente surpreendente, digno do universo fantástico das personagens animadas da Disney.
Surpreendente também foi a recepção dos brasilienses a essa feira. “Ano passado fomos recebidos de braços abertos. Temos certeza que agora, em 2012, saberemos mais uma vez retribuir esse carinho e atenção promovendo uma a feira que agrade tanto a quem já faz scrapbooking, como a iniciantes nessa técnica que começou na era vitoriana, foi popularizado nos EUA e ganhou novo sabor com a criatividade dos brasileiros”, conclui a organizadora da 2ª Scrap & Arte Brasília.
Serviço – Scrap&Arte Brasília
Data: de 28 a 31 de março de 2012 (aberto ao público em geral)
Local: Unique Palace – Brasília – DF
Endereço: SCES trecho 2, conjunto 42 – Setor de Clubes Esportivos Sul
Horário: das 13h às 20h de quinta a sábado e das 11 às 17h no domingo.
Ingresso: R$10,00
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br