Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Prorrogada a exposição Prêmios do Design Nórdico que reúne os melhores trabalhos do design escandinavo

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foi prorrogada até o dia 29 de janeiro, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, a exposição Prêmios do Design Nórdico, que integra o programa oficial do World Design Capital Helsinki 2012, ano em que a cidade de Helsinque será a capital mundial do design. Os visitantes poderão conferir como as diferentes vertentes adotadas nos trabalhos da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia se manifestam através de profissionais que, nos anos recentes, foram agraciados com 12 dos mais prestigiados prêmios desses países.
A exposição é uma iniciativa das embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca. A mostra foi viabilizada pela lei de incentivo estadual como parte do Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
O curador Kari Korkman, fundador e diretor da Semana de Design de Helsinque, afirma que a seleção de 16 paineis e 18 objetos representa os atributos tradicionais associados ao design nórdico: simplicidade, minimalismo, funcionalidade e preço acessível. “Contudo, novas características surgiram”, diz ele. “O processo do design mudou um pouco, do designer individual para a equipe de design. A inovação contínua não é mais um processo de uma só pessoa, já que exige ampla variedade de habilidades profissionais”. Entre os objetos selecionados estão um capacete ciclístico com air bag, um boneco simulador neonatal, um perfume, caixas de som, fones de ouvido, um aspirador de pó e um cobertor que funciona como roupa.
Capacete para ciclista
  • Cadeira
  • Cobertor
  • Aspirador de pó