Projeto Bastidores para capacitação de técnicos em artes cênicas

Em parceria com a Funarte/Ministério da Cultura, a Agência Goiana de Cultura lança o projeto Bastidores, que consiste em oito cursos gratuitos de formação para pessoas interessadas em trabalhar na estrutura técnica de espetáculos de artes cênicas. As inscrições estão abertas para os cursos de Capatazia Circense, Cenografia, Coreografia, Figurino, Gestão Cultural, Iluminação, Sonaplastia e Visagismo.

Os interessados poderão preencher a ficha de inscrição até o dia 23 de julho no Centro Cultural Martim Cererê, das 8 às 18 horas, onde as aulas serão ministradas. Cada pessoa poderá participar apenas um dos cursos, que oferece 30 vagas cada. Coreógrafo premiado e diretor da Quasar Cia. de Dança, Henrique Rodovalho vai ministrar o curso de Coreografia, a arte de composição estética dos movimentos corporais. Ex-bailarina e diretora da Quasar, Vera Bicalho será a responsável pelas aulas de Gestão Cultural, específico para pessoas interessadas em trabalhar com a captação de recursos, economia e administração cultural.

Carlos Adrian Pagliano será o responsável pelo curso de Técnico em Arte Circense (Capatazia) e José de Oliveira Júnior, de Iluminação/Técnico de Luz. O professor Adriano Augusto vai ensinar Cenografia/Cenotécnica e Ana Maria Alves Mendonça, a elaboração e confecção de Figurino. Ator e professor de teatro, Franco Pimentel ficará encarregado do curso de Visagismo, conceito de linguagem visual, que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O curso de Sonoplastia/Operador de Áudio será ministrado pelo conceituado professor Marcelo Hanna.

Inscrições

No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópias do documento de identidade (acima de 18 anos), do CPF e do comprovante de conclusão do ensino fundamental. Cada curso terá quatro meses de duração (200 hora/aula). A frequência exigida é de 90% . Além do conteúdo específico, haverá aulas de Segurança do Trabalho, Ética Profissional e Legislação Específica na grade curricular de cada curso.

A presidenta da Agepel, Linda Monteiro, explica que o projeto Bastidores abre oportunidade para a profissionalização dos trabalhadores das artes cênicas e visuais. Para ela, o acesso à informação e à tecnologia tornou-se essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade moderna. “Nos bastidores estão concentrados atos de engenhosidade e força humana a serviço do espetáculo. São dois mundos: o da preparação e o da encenação, produção e realização, realidade e ficção”, afirma a presidenta da Agepel, para quem os bastidores de um espetáculo são um trabalho de equipe. “Equipe vestida de negro, numa gritaria silenciosa”, observa.

A assessora da presidência da Agepel e coordenadora do projeto, Inah Rolim, acredita que o projeto Bastidores será um divisor de águas culturais, e o mercado de trabalho que é escasso ou quase nulo se abrirá para novas oportunidades e novos profissionais.

Cursos

Técnico em Arte Circense (Capatazia)

Este curso será ministrado pelo professor Carlos Adrian Pagliano. O especialista nessa área atua como artista ou responsável pela estrutura e funcionamento do circo, supervisionando a montagem e os equipamentos em circos, picadeiros, espaços alternativos de interação social, lazer e cultura, casas de espetáculos e outros. É de sua responsabilidade o desenvolvimento e o apoio às atividades relacionadas à criação de números e espetáculos.

Cenografia

O professor Adriano Augusto será o encarregado das aulas de Cenografia/Cenotecnia. O técnico em cenografia constrói cenários, adereços e mobiliários cênicos, a partir da análise cenográfica e da pesquisa de objetos e materiais. Entre suas atribuições estão a criação de elementos próprios da arquitetura e da decoração cênicas, essenciais à caracterização da peça.

Coreografia

Diversas vezes premiado, Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança, será o responsável pelo curso de Coreografia. Destinado a professores, bailarinos e pessoas interessadas em entender as dinâmicas de criação de um espetáculo de dança, as aulas de coreografia vão incluir noções e história da dança, estilos de movimentos, recursos multimídia, contemporaneidade, espaços cênicos e outros assuntos de interesse dos alunos.

Iluminação/Técnico de Luz

O curso será ministrado pelo professor e iluminador José de Oliveira Júnior. Profissional eletricista de iluminação ou eletricista cênico, o iluminador opera os controles de luz em unidades fixas ou móveis. É o iluminador quem idealiza e elabora o projeto de luz de um espetáculo teatral e de dança, show musical e eventos.

Figurino

Figurinista experiente, Ana Maria Alves Mendonça vai ministrar o curso de Figurino do projeto Bastidores. O curso teórico e prático oferece um panorama geral de figurino para teatro, cinema e TV e sua relação com o contexto histórico. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de analisar figurinos e por em prática a sua criatividade.

Gestão Cultural

O curso, sob a responsabilidade da ex-bailarina e diretora da Quasar Cia. de Dança, Vera Bicalho, vai capacitar e qualificar agentes culturais nas áreas de administração de instituições e de projetos culturais para os setores públicos e privados.

Sonoplastia/Operador de Áudio

O curso ficará por conta do professor Marcelo Hanna. Profissional que opera a mesa de áudio durante as gravações e transmissões, o sonoplasta é indispensável em qualquer tipo de espetáculo ou evento. No curso, o interessado vai aprender como operar a mesa estabelecendo a sonora por meio de signos e significados.

Visagismo

O termo Visagismo origina-se do francês visage, que significa rosto. Trata-se de um conceito de linguagem visual que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O professor e ator Franco Pimentel vai ministrar o curso de Visagismo, no qual o aluno vai aprender a valorizar as características de cada pessoa no momento de criar a maquiagem adequada a cada personagem.

Ficha técnica Projeto Bastidores Inscrições: 1º a 23 de julho Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul. Telefones: 3201-4688/4691)

Vagas disponíveis para os cursos de Técnico em Arte Circense, Cenografia, Coreografia, Iluminação/Técnico de Luz, Figurino, Gestão Cultural, Sonoplastia/Operador de Áudio e Visagismo

Deixe um comentário


Confira também