A abertura oficial do Canto da Primavera 2012, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em Pirenópolis, promete grandes apresentações. Pouco antes da solenidade, a banda pirenopolina Phoenix é a primeira a se apresentar dentro da programação do festival, que será realizado de 24 a 28 de outubro. Após a solenidade, o pianista pernambucano Vitor Araújo encerra o primeiro dia, com espetáculo no palco do Teatro Sebastião Pompeu de Pina.
A solenidade de abertura oficial do Canto 2012 está marcada para as 20 horas, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina. Logo após, às 21 horas, o jovem pianista Vitor Araújo, de 22 anos, sobe ao palco para mostrar seu último trabalho, o disco A/B, lançado em setembro. Com influências como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Tom Zé, Radiohead e Chico Buarque, ele conseguiu, logo cedo, destaque e projeção nacional com um estilo musical pouco difundido no Brasil, o erudito.
Seu último trabalho lhe rendeu uma comparação com o compositor húngaro Franz Liszt, em crítica publicada na Revista Bravo deste mês. O álbum tem oito faixas, divididas em Lado A, com composições mais melancólicas, e Lado B, em que cada faixa traz uma participação especial, gerando composições inusitadas.
Antes da abertura oficial, porém, uma banda local é quem faz o show. Do lado de fora, em frente ao Teatro, a banda Phoenix faz sua apresentação a partir das 19 horas e mostra a tradição do grupo, fundado em 1993, hoje regido pelo maestro Aurélio Afonso. Com instrumentos com clarineta, sax tenor, sax auto, trompetes, bombardino e trombone pisto, entre outros, a banda sempre participa de festivais e outras celebrações culturais da cidade, como a Festa do Divino e as Cavalhadas
Fonte: Secult.
Foto: José Patricio/AE