Ponto de Escambo no Segunda Aberta

Criada no início de 2009, a Ponto de Escambo traz como vertentes a cultura regional e nacional em pulsantes vibrações sonoras da cultura do cerrado. A realização de um projeto autoral com enraizamento poético cultural plugado às conexões urbanas se percebe nas letras e composições musicais. Os caminhos desses músicos de diversos lugares se cruzaram na capital goiana. Buscando trabalhar com música profissionalmente, foram várias mudanças e aprimoramentos de ideias no decorrer de quase dois anos. Buscar por novas sonoridades e experimentações traçando um paralelo entre o passado, presente e o futurismo são metas para consolidação desse trabalho.

Com uma levada de groove marcante no baixo e sofisticação nos timbres, pesos e novidades na percussão e o som transcendente da flauta transversal, nasceu a parceria de música e trabalho entre o fundadores da Ponto de Escambo, Hermes Santos, Adriano Zago e Bruno Anderson. Com o decorrer do tempo, o que era apenas instrumental começa a tomar novos rumos. A procura por um vocalista para a banda foi certeira. Num festival de cinema da Universidade Federal de Goiás – UFG, a trupe conheceu o então vocalista Lucas Ceccato.

A banda procurava por um guitarrista que pudesse assumir uma postura sonora diferente dos tradicionais guitarristas, foi quando André Hiromi chegou assumindo e contribuindo com uma perspectiva de peso, swingue, dinâmica e timbres experimentais. Mais de cinco bateristas passaram pelo grupo até a chegada de Lucas Tomé, trazendo um nova sonoridade de rock e funk com percepção musical futurista, o que faltava para preencher as ideias da Ponto. Em agosto de 2009, receberam o convite de Dênio de Paula da Tambor Produções, para participarem de uma coletânia chamada “Radiografia”, que será lançada em agosto deste ano pela própria Tambor e pela Blues Time (RJ). No projeto, gravaram a música “Grito de Guerra”, produzida por Emanuel Mastrella e Dênio de Paula.

Depois dessa gravação diversos convites para shows, festivais e eventos começaram a surgir. Em setembro de 2009, se inscreveram na categoria música para o I Festival da Juventude do Estado de Goiás, concorrendo com mais de 20 bandas e ficaram com o 1º lugar. O prêmio foi a gravação de oito faixas que já estão em fase de produção e estarão prontas no próximo mês. Participaram também do 2º Festival Juriti de Música e Poesia, sendo que, dessa vez o corpo de jurados era composto por professores de música da UFG, jornalistas da área cultural, atores e músicos. Novamente ficam com o 1° lugar na categoria na qual concorreram. Atualmente, produzem o primeiro álbum que deve conter nove faixas, sendo uma já gravada pela Tambor Produções.


Serviço:
Projeto Segunda Aberta
Show com a Banda Ponto de Escambo
Data: 31 de maio
Horário: 20h
Ingresso: 5 reais
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Rua 3, esq.com rua 9, Centro

Deixe um comentário