Os melhores do Brasil e do Mundo

Os goianos terão a oportunidade de ver de perto as apresentações das melhores escolas de dança do País, dentre elas: São Paulo Companhia de Dança (6/6), Balé do Estado de Goiás (9/6), Miami City Ballet (09/6) e Mimulus Cia de Dança (10/6).
  • Balé do Estado de Goiás
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Terá a honra de fazer a abertura do Festival Internacional de Dança de Goiás, com a apresentação de coreografias inéditas no Brasil. A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu repertório contempla remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas, criadas especificamente para o seu corpo de bailarinos. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros –, que voltam seus esforços para um projeto brasileiro de dança. A produção e a circulação de espetáculos formam o núcleo principal de seu trabalho. Desde sua criação, a São Paulo produziu dezessete obras, sendo dez remontagens (Les Noces, de Bronislava Nijinska; Serenade, de Tchaikovsky; Pas de Deux e Theme and Variations, de George Balanchine; Gnawa, de Nacho Duato; Prélude à l´après-midi d’un Faune, de Marie Chouinard; Sechs Tänze, de Jíri Kilián; Legend, de John Cranko; Supernova, de Marco Goecke; e Ballet 101, de Eric Gauthier) e outras sete obras inéditas (Polígono, do italiano Alessio Silvestrin; Ballo, de Ricardo Scheir; Entreato, de Paulo Caldas; Passanoite, de Daniela Cardim; Os Duplos, de Maurício de Oliveira, Inquieto, de Henrique Rodovalho; e Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras). A Companhia faz apresentações no Brasil e no exterior.
  • Balé do Estado de Goiás
BALÉ DO ESTADO DE GOIÁS
O Balé do Estado de Goiás apresentará a coreografia “Entre Meios”, criada pela coreógrafa e organizadora do Festival, Gisela Vaz; e contará com a presença marcante da compositora Regina Carter. O espetáculo fala sobre as dúvidas, incertezas e indagações que surgem ao longo dos caminhos por onde passamos; lembranças efêmeras e sensações que não voltam mais. “Traçamos nossa trajetória de acordo com nossas vontades e, muitas vezes, somos forçados a mudar um destino já previamente traçado. Somos o que dita nossa alma. E assim vamos vivendo, nos entremeios da ilusão”, diz Gisela Vaz sobre o espetáculo.
MIAMI CITY BALLET
Os solistas do Miami City Ballet, Renan Cerdeiro e Nathalia Arja vão apresentar o Grand Pas de Deux “O Quebra Nozes”. Renan Cerdeiro teve sua formação na Escola de Dança Alice Arja e foi integrante da Cia de Ballet do Rio de Janeiro. Em 2008, participa e chega à final do Prix de Lausanne, quando ganha bolsa de estudos para a Ópera de Hamburgo e para o Miami City Ballet School, na qual permaneceu até 2010, passando, posteriormente, a integrar o Miami City ballet. Hoje, é solista principal da companhia, tendo encenado peças principais, como Albrecht de Giselle; e ter sido solista de Themes and Variations e tantas outras obras de Balanchine.
A parceira de Renan na apresentação, Nathalia Arja, também teve sua formação na Escola de Dança Alice Arja e foi bailarina da Cia de Ballet do Rio de Janeiro. Ganhou bolsa de estudos do Joffrey Ballet school, Escola do Ballet Nacional do Canadá e Miami City Ballet School, onde permaneceu de 2008 a 2009, quando passou a integrar a Miami City Ballet. Hoje, interpreta várias obras de Balanchine. Na última gala do Miami City Ballet, interpretou uma das solistas principais da obra Symphonic Dances, de Alexei Radmansky, como War Girl.
MIMULUS CIA DE DANÇA
A Mimulus Cia de Dança promete encantar o público com o espetáculo “Por um fio”, que será apresentado no dia 10 de junho de 2012. A companhia tem uma forte referência no cenário da dança brasileira, sendo conhecida por criar um novo e exemplar conceito de dança contemporânea. Durante o espetáculo, a dança transcende o seu significado. Tudo consegue se comunicar com o público. A coreografia, o cenário e até a iluminação são extremamente exploradas durante as cenas.
Inspirados nos textos de Arthur Bispo do Rosário, “Por um fio” recebeu os seguintes prêmios Sinparc/Usiminas: Melhor Espetáculo, Melhor Coreografia, Melhor Iluminação, Melhor Cenário, Melhor Bailarino. E, pelos jurados da premiação SESC/SATED Minas Gerais 2010: Melhor Espetáculo, Melhor Coreógrafo, Melhor Bailarino.
CÍCERO GOMES
Ainda representando o time de estrelas nacionais, Cícero Gomes, o primeiro solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vai abrir as competições do dia 7 de junho. Em seu repertório clássico estão as peças O Lago dos Cisnes, Giselle, Coppélia, O Quebra Nozes, Don Quixote, Floresta Amazônica, La Bayadere, Esmeralda, Diana e Acteon, Chamas de Paris, A Bela Adormecida, Gopak, Arlequinade, La Sylphide, O Corsário, Paquita, Romeu e Julieta, Eugene Onegin, Carmem e L’Arlesienne, entre outros.
  • Eddy Tovar e sua parceira Sara Elizabeth Sardelli
EDDY TOVAR E SARA ELIZABETH SARDELLI
O time de estrelas internacionais está muito bem representado pelo cubano Eddy Tovar e sua parceira Sara Elizabeth Sardelli. O casal é solista do Texas Ballet e se apresenta na abertura das competições do dia 8 de junho. Eddy Tovar participou de galas no Japão, Canadá, Argentina e Letônia. Recebeu diversas medalhas de ouro em competições na Argentina, no Brasil e em Cuba. Ele também teve o prazer de se apresentar em peças de George Balanchine, Val Caniporoli e Twyla Tharpe.

Deixe um comentário