Os clássicos dos clássicos com Joe Roberts

Joe Roberts and Friends
Joe Roberts é canadense de Montreal, cidade que fica dentro da província de Quebec. Mas ele mora no Brasil há 15 anos. Casou-se primeiro com uma brasileira que morava no Canadá há 24 anos. Eles vieram casados para o Brasil. Ficaram em São Paulo. O casamento não durou. Ela voltou para o frio, ele ficou na capital paulista. Roberts casou-se novamente com uma brasileira.
No Brasil, Roberts teve aulas de português para estrangeiros, três vezes por semana. Mas ele confessa que aprendeu a falar o que interessa nas ruas mesmo. O pai dele, que viveu no Canadá por 60 anos, é de Portugal. Especificamente, dos Açores. Neste caldo de culturas, Roberts fala inglês, francês e português. Porque, afinal, ele tentou a vida nos Estados Unidos.
Foi para Nova York com o amigo de infância, Gino Vanelli, que fez sucesso, mais tarde, com You Gotta Move. Enquanto fazia audições e procurava contatos com as gravadoras, Roberts trabalhou como coveiro, assim como Rod Stewart no começo de carreira. Não deu muito certo. Ele e um colega foram demitidos ao serem pegos cortando grama de sungas num dia de muito calor.
São histórias e detalhes que Roberts conta todas as vezes que é convidado para entrevistas no programa do Jô Soares, na Rede Globo, entre canjas com sua banda. Antes e depois de blues de Muddy Waters, Eric Clapton e BB King, Roberts lembra, por exemplo, que já viu uma garrafa de vodca congelar numa temperatura ambiente de mais de 45 graus negativos no seu país de origem.
Por essas e outras, ele admira o calor e o carinho dos brasileiros. E afirma, com todas as letras, que não troca o músico brasileiro por qualquer outro músico do mundo. Recorda os conselhos estranhos que lhe davam, no Canadá, sobre o Brasil. “Diziam que tinha cobra na rua, que os macacos saltavam das árvores em cima da gente e que iam me assaltar”, rememora.
Roberts fez sucesso com a banda Men Without Hats, que tocou em várias partes do mundo, com The Police, Guess Who, Kraftwerk, Chris Isaak, Sex Pistols etc. Com Joe Roberts and Friends, criada em 2001, ele interpreta grandes músicas do rock clássico, dos anos 60 até os anos 80. Pense em Beatles, Stones, Queen, The Doors, Bob Dylan e um monte de gênios.
Joe Roberts and Friends
Rock clássico dos anos 60 aos 80
Onde: Bolshoi Pub (Av. T-2, esq. c/ R. T-53, Setor Bueno, tel. 3285-6185)
Quando: Sábado, 10 de Setembro
Horário: 21 horas
Entrada: R$ 30 (antecipados nas lojas American Music. Sujeito a alteração depois das 22h30)

Deixe um comentário


Confira também