Obras de dois dos maiores compositores da Áustria compõem o programa que a Orquestra de Câmara Goyazes, unidade da Agência Goiana de Cultura (Agepel) preparou para o espetáculo de abertura da temporada de concertos 2010. A apresentação acontece neste domingo, 28 de fevereiro, às 11 horas, no Centro Cultural Martim Cererê. O evento tem entrada franca e marca também o encerramento do projeto Cererê em Pauta, iniciativa que teve início no último dia 10, com uma série de atrações no Centro Cultural.
Sob a direção e regência do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação, como solista, da jovem violoncelista Kamylla Leal, considerada uma revelação da música clássica recente em Goiás.
No programa a orquestra executará duas obras importantes do repertório clássico universal. A primeira parte do espetáculo abre com Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior, do compositor Franz Joseph Haydn. Na segunda parte será executada a Sinfonia nº. 5 em Si Bemol Maior, do compositor Franz Schubert.
A Solista
Kamylla Leal é natural de Itumbiara (GO). Seu primeiro contato com a música foi aos nove anos de idade, estudando teoria com seu pai Salmo Lopes Pereira e violão clássico com a professora Flavia Cruvinel. A partir daí vieram aprimoramentos com outros mestres da música clássica como Aneir Luciano de Freitas, Jabez de Oliveira e Gidesmi Alves. Em seu currículo somam-se participações em diversos festivais de música no País que lhe renderam experiências com renomados músicos como Gustavo Tavares (Noruega), Raiff Dantas (SP), Anatolli krastev (Bulgária) e Johannes Gramsch (Alemanha), dentre outros. A solista é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde o ano de 2002.
O Maestro
Natural de Anápolis, Eliseu Ferreira é licenciado em Educação Artística, bacharel em Clarineta e mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Cursou clarineta na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília (UnB). Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento e master-classes no Brasil e no exterior. Foi regente-assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás, regente titular da Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do Cefet-GO e da Orquestra de Câmara Goyazes (1999-2003), grupo que passou a dirigir novamente em 2008. Desde 2002 é regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
A Orquestra
Foi criada em 1999, para ser um instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, entre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Fica (Cidade de Goiás). Destacados solistas nacionais e internacionais se apresentaram frente à orquestra, como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (Osesp) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos e o violeiro Roberto Ferreira. A corporação esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero de 2003 a 2007. Desde 2008, o maestro Eliseu Ferreira é novamente o regente titular, cargo que já exerceu de 1999 a 2003.
Fonte: Agepel