Olhar Etnográfico grava Documentário sobre Romaria de Trindade

O Instituto de Pesquisa e Documentação Etnográfica – Olhar Etnográfico inicia nesta sexta-feira (27/06) as filmagens de um documentário sobre Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, acompanhando a romaria de duas famílias tradicionais a partir da cidade de Mossâmedes (GO) até a chegada ao Santuário do Divino Pai Eterno no próximo domingo (06/07/2008). O filme faz parte do Programa Goiás Festeiro, um projeto financiado pela Petrobrás, com incentivo do Ministério da Cultura, via Mecenato. O SEBRAE, a Universidade Federal de Goiás/ Museu Antropológico, a Agência Goiana de Turismo – AGETUR e o Governo do Estado de Goiás apóiam o projeto.

O Instituto de Pesquisa e Documentação Etnográfica – Olhar Etnográfico é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com sede em Brasília/DF e dirigida pelo antropólogo Ricardo Calaça Manoel. Como cineasta, Manoel lançou no último dia 6 de junho, em São Paulo, na FOX, o seriado 9 mm São Paulo.

O Instituto Olhar Etnográfico Desenvolve o Programa Goiás Festeiro com o objetivo documentar em película 35 mm as principais manifestações culturais goianas e realizar oficinas de sensibilização sobre o patrimônio cultural nos Municípios envolvidos. As manifestações culturais a serem documentadas estão relacionadas histórica e culturalmente ao ciclo do ouro no Estado de Goiás, com traços marcantes da tradição místico-religiosa cristã e afro-descendente, que em muitos aspectos interligam-se com a cultura de Estados vizinhos, como Minas Gerais, Tocantins e Bahia. O caráter tradicional dessas manifestações faz com que elas sejam identificadas como bens culturais plenos de sentido, que revelam valores de solidariedade e fraternidade cultivados entre as comunidades com devoção e diversão. São elas: Folia do Divino Espírito Santo, no Município de Formosa e Luziânia; Romaria do Divino Pai Eterno, no Município de Trindade, Romaria do Muquém, no Município de Niquelândia; Congada, no Município de Catalão; Folia de Reis, nos Municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Pirenópolis.

O Instituto Olhar Etnográfico tem como objetivos: promover a diversidade cultural, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, material e imaterial e apoiar e desenvolvimento de estratégias para garantir a sobrevivência física e cultural de comunidades indígenas e tradicionais entre outros. Conta com equipe multidisciplinar de pesquisadores, que atua em campos da Antropologia, Engenharia Florestal, Geografia, Biologia, História, Artes Visuais, e outras áreas afins. Desde sua fundação, vem desenvolvendo e executando ações de pesquisa e documentação nas áreas de Meio Ambiente e Cultura, em parceria com universidades e governos Municipal, Estadual e Federal. Já atuou nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Pernambuco.

Deixe um comentário