Mostra: Olhar sobre o Cinema Português

Uma Abelha na Chuva

, (Portugal, 1971, p&b, 66 min, suporte em DVD)

Direção: Fernando Lopes,

Elenco: Laura Soveral, João Guedes Zita e Guedes Ruy Furtado

Sinopse –

“Uma Abelha na Chuva” é a leitura cinematográfica de Fernando Lopes do romance homônimo de Carlos de Oliveira, num filme que encena de forma admirável um Portugal rural desencantado, sombrio e enclausurado, no final da década de 60, e que um crime brutal vem abalar. As paisagens sonoras abstratas, a impressionante fotografia e as inesquecíveis interpretações de Laura Soveral e João Guedes juntam-se numa obra de excelência do cinema português.

Tráfico

(Portugal, 1998, cor, 112 min, suporte em DVD)

Direção João Botelho,

Elenco: Joaquim Oliveira, Rita Blanco, Adriano Luz e Branca Camargo

Sinopse –

Tudo começa quando uma família normal e friorenta, obrigada a passar férias fora de época por dificuldades econômicas, é contemplada pela sorte.

Jesus, assim se chama o filho do casal, encontra enterrado na areia da praia deserta, um tesouro escondido e proibido: a riqueza da Terra.

Branca de Neve

(Portugal, 2000, cor/p&b, 75min, suporte em dvd)

Direção: João César Monteiro

Elenco: Maria do Carmo, Ana Brandão, Reginaldo da Cruz, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, João César Monteiro

Sinopse – Branca de Neve está envolvida com os conflitos da infância. O pai é inexistente e sempre se confronta com a madrasta. Se Branca de Neve deseja morrer ou regressar ao convívio dos anões é porque não está convencida das boas intenções da rainha.

Vai e Vem

(Portugal, 2003, cor, 179min, suporte em dvd)

Direção: João César Monteiro

Elenco: João César Monteiro, Rita Pereira Marques, Joaquina Chicau, Manuela de Freitas , Lígia Soares, José Mora Ramos, Rita Durão

Sinopse – Viúvo solitário, encontra filho que cumpre pena de prisão por duplo homicídio e assalto a um banco à mão armada. Nada sociável, ele passeia diariamente no autocarro número 100, sempre fazendo o mesmo trajeto. A saída do filho da prisão e a decepção que o seu desejo de regeneração provoca no pai, irá desencadear uma série de sombrios acontecimentos em que a índole criminosa se manifesta e o condena a um destino definitivamente fora da lei da comunidade.

Casa de Lava

(Portugal, 1994, cor, 110min, suporte em DVD)

Direção: Pedro Costa

Elenco: Inês Medeiros, Isaach de Bankole e Edith Scob.

Sinopse

– No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana quer sair do Inferno. Estende a mão a um homem meio morto, Leão. Mariana, plena de vida, pensa que talvez possam escapar juntos do inferno.

Acredita que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde percebe que estava enganada. Trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.

Ossos

(Portugal, 1997, cor, 94min, suporte em DVD)

Direção: Pedro Costa

Elenco: Vanda Duarte, Nuno Vaz, Maria Lipkina, Isabel Ruth, Inês Medeiros e Miguel Sermão.

Sinopse – Estrela dÁfrica, um bairro negro do subúrbio de Lisboa. Uma criança, com poucos dias de vida, vai sobreviver à várias mortes. Tina, sua jovem mãe, a toma nos braços e abre o gás. Salva pelo pai, ele dorme nas ruas e bebe leite dado por caridade. Duas vezes ele é quase vendido, por desespero, por amor, por qualquer coisa. Tina, porém, não esquece seu filho e junto com seus companheiros de rua busca vingança.

Odete

(Portugal, 2005, cor, 101min, suporte em DVD)

Direção: João Pedro Rodrigues

Elenco: Ana Cristina de Oliveira, Nuno Gil, João Carreia

Sinopse – Pedro e Rui são amantes há algum tempo. Eles fazem juras de amor eterno, mas Pedro sofre um acidente e morre nos braços de Rui. Ele se torna um homem infeliz, perdendo o gosto pela vida. Odete, que trabalha num supermercado, é abandonada pelo namorado quando conta que está grávida. Ao ver a mãe de Pedro de luto pelo filho, ela se veste de preto e acompanha o enterro.Odete transfere a dor de ter sido abandonada pelo namorado pela morte do vizinho. E passa a acreditar que o fantasma dele chama por ela.

Non, ou a Vã Glória de Mandar

(Portugal/Espanha/França, 1990, cor, 110min, legendas em português, exibição em DVD)

Direção: Manoel de Oliveira

Elenco: Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Miguel Guilherme, Luís Lucas

Sinopse

– Durante a guerra colonial portuguesa em África, um alferes relembra episodios históricos que marcaram seu país. Sua platéia é formada por companheiros de batalha então em patrulha na selva africana. A história fala de grandes derrotas, sendo concluída no dia 25 de abril de 1974, o dia da Revolução. Primeiro filme português a abordar de frente a memória da guerra colonial, Non reflete sobre o destino de um país que sempre quis ir além, mas que depois de 1974 se viu reduzido às suas fronteiras originais.

Serviço:

Mostra: Olhar sobre o Cinema Português

Período: 28 de Setembro a 05 de Outubro

Dia 28 – Casa de Lava Dia 29 – Odete Dia 30 – Tráfico Dia 1 – Uma Abelha na Chuva

Dia 2 – Vai e Vem Dia 3 – Branca de Neve Dia 4 – Ossos

Dia 5 – Non ou A Vã Glória de Mandar

Observação: os filmes Odete, Tráfico, Ossos e NON, estão sem legenda (somente com o português de Portugal).

Sessões: 12h30, 15h e 20h Ingresso: R$ 1,00 Informações: 3524-2541/2542

Deixe um comentário