Mostra competitiva de filmes goianos começa quarta-feira na 9ª GMC

Vinte curtas goianos integram a Curta Mostra Goiás, vitrine da produção audiovisual local, programada em duas sessões, nos dias 7 e 8 de outubro (quarta e quinta-feira), na 9ª Goiânia Mostra Curtas. O festival de cinema nacional de curta-metragem é realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), até 11 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido do Colégio Santo Agostinho (Goiânia-GO), com entrada franca. Patrocínio: Petrobras, por meio da Lei Rouanet, Vivo; Novo Mundo, via Lei Goyazes; e Sesi – Conselho Nacional; e apoio do Fundo Nacional de Cultura – Secretaria Nacional do Audiovisual/MinC e Sebrae-GO.

O curta-metragem Hip Hop em Goiás, dirigido pela professora e cineasta Rosa Berardo, abre a mostra goiana, amanhã, às 15 horas, no Teatro Madre Esperança Garrido. A segunda sessão está programada para quinta-feira, 8 de outubro, no mesmo horário. A curadoria da Curta Mostra Goiás é do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Cássio, e os curtas selecionados concorrem a prêmios de incentivo à produção, produtos e serviços concedidos por empresas da indústria cinematográfica, além do Troféu Icumam, concedido ao melhor filme e melhor diretor e, este ano, também ao filme preferido do público. Os vencedores desta e das outras mostras competitivas serão conhecidos na cerimônia de encerramento da 9ª Goiânia Mostra Curtas, no dia 11 de outubro, às 20 horas, no Teatro Madre Esperança Garrido.

Também começa nesta quarta-feira a exibição de filmes para o público infantil – 8ª Mostrinha –, a partir das 9 horas, no mesmo teatro, para alunos da rede pública estadual de educação. Às 19, será realizada a primeira sessão da mostra principal, a Curta Mostra Brasil, que traz 68 curtas de 17 Estados e do Distrito Federal. A curadoria é de Maria Abdalla, diretora geral da 9ª Goiânia Mostra Curtas, e a intenção é a de realizar um mapeamento da produção audiovisual nos últimos dois anos, em todo o território brasileiro. Somente um curta goiano foi classificado para esta categoria, Descrição da Ilha da Saudade ou Baudelaire e os teus cabelos (foto em anexo), de Alyne Fratari, programado para a sessão de amanhã.

Oficinas

Têm início nesta quarta-feira as oficinas Direção de arte e cenografia, com a cenógrafa e diretora de arte Ana Paula Cardoso (às 10 horas, no Centro Cultural Caravídeo); Mídias Portáteis – Vídeo de bolso: faça o seu, com o pesquisador e VJ espanhol Nacho Durán (às 14 horas, no Centro Cultural Caravídeo); e a oficina de Roteiro, com o roteirista Hilton Lacerda (às 14 horas, no auditório do Hotel La Residence).

Alteração na programação / encontro – Às 10 horas da quarta-feira, no Auditório do Hotel La Residence, será realizado o Encontro da Associação Brasileira de Documentaristas (antes programado para as 11 horas do dia 8, quinta-feira), com a presença da diretora de comunicação da ABD Nacional, Daniela Fernandes, e do Diretor de Programas e Projetos Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual/MinC, Adilson Ruiz, representando o Secretário do Audiovisual, Silvio Da Rin. No encontro, Ruiz vai anunciar a realização do Seminário de Comercialização e Difusão do Curta Metragem Brasileiro, programa a ser desenvolvido por meio de parceria entre a ABD Nacional e a Secretaria do Audiovisual em março de 2010.

Durante todo o festival, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Lyra vai coordenar um grupo de alunos, que farão críticas sobre filmes exibidos nas mostras competitivas. Os textos serão publicados diariamente no blog do festival, dentro do endereço www.goianiamostracurtas.com.br, onde também pode ser conferida toda a programação.

Serviço:

9ª Goiânia Mostra Curtas – programação dia 7/10 (quarta-feira)

Mais info: WWW.goianiamostracurtas.com.br (acesse a programação).

Deixe um comentário