Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Mostra Cinema feito em Goiás

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A Mostra Cinema Feito em Goiás se apresenta ao público com o interesse voltado para a produção recente de filmes no Estado. Os treze curtas e quatro longas-metragens que compõem a Mostra foram selecionados em função da relevância que possuem em um contexto de diferenças marcantes, mas também de tendências que vieram edificando, já em uma história não tão recente, certos padrões de uso da linguagem audiovisual.

Na diferença, priorizou-se aquilo que se compromete com a ousadia e a novidade nos temas e nas formas, evitando-se chancelar as práticas menos frutíferas esteticamente, talvez viciadas por um ambiente de produção que busca se profissionalizar, antes de tudo, enquanto técnica – e, por isso, nem sempre com o devido acompanhamento de uma reflexão sobre as escolhas e os limites da linguagem que pretende significar o mundo.

Por um lado, os filmes exibidos dificultam a percepção de uma unidade que identifique o cinema feito em Goiás. Por outro lado, eles indicam também a existência de diálogos com formatos cinematográficos diversos, algumas vezes absorvidos sem a consciência de que poderiam ser mais bem apropriados; mas, por sorte, outras vezes absorvidos com a convicção de que o ato criador depende em igual medida do talento e da insistência, da sensibilidade e da disciplina.

Os filmes selecionados para a Mostra Cinema Feito em Goiás participam desse segundo caso: o das obras que se demoraram em tornarem-se obras, revelando-se o resultado de um flerte sério com o cinema. Nesse passo, elas alcançaram, em alguma medida, a expressão de potenciais bastante particulares, convidando o espectador goiano a tomar conhecimento do que tem sido – e, mais ainda, do que pode vir a ser – o seu cinema.

Rodrigo Cássio e Pedro Novaes

Curadores

Local: Cine-UFG – campus 2 da UFG.
Data: de 30 de agosto a 10 de setembro.
Sessões: 12 e 17:30h