Moreira Salles e Avatar na mostra paralela do XII FICA

Sete produções completam a grade de filmes da Mostra Paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece de 8 a 13 de junho, na Cidade de Goiás, uma realização do governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel).

As mostras e sessões especiais de cinema são uma das prioridades na programação do FICA, que traz para esta edição a participação do diretor carioca João Moreira Salles, documentarista que se destacou no final dos anos 90 com Notícias de uma guerra particular (1999), filme sobre a guerra da polícia com o tráfico no Rio de Janeiro. Salles coleciona em seu currículo trabalhos premiados em direção e roteiro para cinema e televisão.

Em Goiás, o diretor fará um bate-papo descontraído com o público, sobre sua experiência com o cinema e ainda de seus filmes que serão exibidos no festival: Notícias de Uma Guerra Particular, Nelson Freire e Santiago, seu mais recente trabalho, lançado em 2007.

Avatar

Outra boa novidade desta mostra é a exibição do premiado Avatar, de James Cameron, lançado em 2009, no circuito nacional e internacional. A inclusão do filme atende ao pedido dos moradores da Cidade de Goiás, e também pelo tema da obra, que tem o meio ambiente como foco.

Avatar é um misto de ação e aventura que leva a um mundo além da imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, e agora, após quatro anos do trabalho, proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária se dilui na emoção dos personagens e na história.

Os filmes da mostra paralela são

O homem Que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira

Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho

Avatar, James Cameron

As Melhores Coisas do Mundo, Laís Bodanzky

Santiago, João Moreira Salles

Notícias de Uma Guerra Particular, João Moreira Salles

Nelson Freira, João Morei

Deixe um comentário


Confira também