As exposições MAC 40 Anos de Gravuras e Modernismo em Goiás e Ocupação poderão ser apreciadas pelo público até o dia 31 de março de 2010. As mostras estão em cartaz no Museu de Arte Contemporânea – MAC, unidade da Agência Goiana de Cultura (Agepel), com visitação monitorada, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no Salão Expositivo do museu (sobreloja do Edifício Parthenon Center – Centro).
Obras que vão do modernismo aos movimentos percussores da contemporaneidade compõem a mostra MAC 40 Anos de Gravuras. Com exceção da xilogravura Mulata 54, de Lívio Abramo, todas as peças da exposição são cópias editadas entre os anos 60 e 90. Um conjunto de obras heterogêneo, que inclui serigrafias, xilogravuras, litografias e águas fortes e desenhos, mostrando um pouco da trajetória da arte do papel no Brasil.
A exposição traduz períodos importantes, destacando propostas de modernistas, como Tarsila do Amaral, Clóvis Graciano, Alfredo Volpi e Lívio Abramo. Obras de nomes emblemáticos da gravura brasileira, como Ana Letícia Fayga Ostrower, Isabel Pons, Emanoel Araújo, Maria Luiza Beer e Edith Behring também poderão ser vistas no MAC. Completam a mostra obras experimentais como a de José Maria Fernandes Machado, Heleno Godoy, Vanda Pinheiro e Clécio Penedo. Os desenhos são de Rubens Gerschmann, Calos José Pasquetti, Luiz Lindenberg, Valdir Sarubbi, Maria José Boaventura, Marcos Coelho Benjamim e Décio Paiva.
História em telas
Colorido e luminosidade no amplo salão do MAC remete a uma vivaz atmosfera de revisita à história das artes em Goiás. Figura Humana, em desenho com areia (produzida em 1972), Antônio Conselheiro (gravura nas medidas 0,70 x 0,50 cm, de 1972), Dom Quixote, Estrada de Ferro (1972, 0,70 x 0,60 cm) e Fogaréu, 1993, 0,67 x 0,57 cm, são algumas das obras de Dirso José de Oliveira (D.J.Oliveira, 1932-2005), um dos nomes que disseminaram o modernismo em Goiás, nesse representativo recorte artístico do MAC.
A mostra Modernismo em Goiás e Ocupação, reunindo 83 obras em papel, do período modernista, de Tarsila do Amaral, Clóvis Graciano, Cícero Dias e Alfredo Volpi, e de pioneiros da arte moderna em Goiás, como DJ Oliveira, Gustav Ritter e Frei Confaloni.
Ilustrações de outros mestres da pintura, que estabeleceram afinidades e referências com o modernismo, como Scliar, Babinsk e Marcelo Grassman, também fazem parte do acervo.
Contato: MAC (62) 3201- 4687 / 3201-4695
Serviço
Exposições: MAC 40 Anos de Gravuras e Modernismo em Goiás e Ocupação
Em castaz: Até março de 2010
Local: Salão Expositivo do MAC (Edifício Parthenon Center, sobreloja Centro)
Visitação monitorada: De segunda a sexta, das 8 às 12 e da 14 às 18 horas
Entrada franca