Lançamento do livro e abertura da exposição: Cozinheiro do tempo

Como parte da programação do XI FICA, o artista plástico e autor Bené Fonteles reuniu amigos e artistas no “aconchegante e rústico” pátio interno do Mercado Municipal da cidade de Goiás, para o lançamento do livro e abertura da exposição Cozinheiro do Tempo.

José Benedito Fonteles, artista plástico, músico, poeta, cidadão acima de tudo, confessa que um dos grandes projetos de sua vida é desenvolver a arte solidária. Ativista do “Movimento Artistas pela Natureza” e “Arte Solidária”, afirma que suas obras colocam em discussão a relação arte, ambiente e cidadania. Seus trabalhos são um rearranjo de objetos que ele recolhe ao longo de sua caminhada por lugares com características diversas. Diz que sua missão é demonstrar através de suas obras a necessidade de se preservar o planeta e harmonizar a relação entre o ser humano e a natureza. “Artivista”, como ele mesmo se intitula, considera que seus trabalhos tem tudo a ver com o espírito do FICA.

O livro, fartamente recheado de fotos e textos, registra sua trajetória como artista e cidadão ao longo de 30 anos, a partir da década de 70. Cozinheiro do Tempo tem ainda textos de Alberto Beuttenmüller, Jorje Coli e Pietro Maria Bardi, e fotos de Mario Cravo Neto, Cristiano Mascaro, Rubens Fernandes Jr, entre outros. Traz , também, ensaios fotográficos documentando as mostras do artista na Estação Pinacoteca/SP, por Isabella Matheus; no Conjunto Cultural da Caixa em Brasília, por Mila Petrillo e no Museu de Arte de São Paulo por Roberto Cecato, entre outras.

Fonte: Agepel

Deixe um comentário