As inscrições para a 8ª Goiânia Mostra Curtas estarão encerradas dentro de uma semana. Realizadores de todo o Brasil têm até dia 20 de agosto para inscrever seus curta-metragens de qualquer gênero e formato e com até 30 minutos pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. A mostra é realizada pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) e está programada de 7 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia/GO. A 8ª Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, Sesi – Conselho Nacional e Novo Mundo, por meio da Lei Goyazes; apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual e Unimed Goiânia. O Icumam continua em busca de mais parcerias para o projeto.
Regulamento – Conforme regulamento disponível na Internet, a 8ª Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições de filmes (35mm e 16mm) e vídeo (MiniDv e Beta) de temática livre mediante envio de cópia em DVD e preenchimento completo da ficha de inscrição. “Os títulos, além de inéditos no festival, devem ter até 30 minutos e ser realizados a partir de 2007. Trabalhos não selecionados no ano passado podem ser inscritos novamente”, esclarece a diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, que espera receber inscrições de cerca de 600 filmes e vídeos de todos os Estados brasileiros.
Como todos os anos, o tema eleito pela direção do festival Videoarte vai pautar oficina, debate e uma mostra especial não-competitiva, cuja curadoria é da cineasta e pesquisadora Tetê Mattos. Além da mostra temática, a programação permanente da Goiânia Mostra Curtas contém cinco outras mostras, todas competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a 7ª Mostrinha, dedicada ao público infantil. Os prêmios de incentivo à produção oferecidos, por categoria, ao melhor filme e melhor diretor são concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival. Os premiados são destacados por júri oficial, com exceção da 7ª Mostrinha e da Curta Mostra Cinema nos Bairros, cujo filme vencedor é escolhido por júri popular.