O Banco do Nordeste realiza o III Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 1º a 31 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Totalmente gratuita, a programação do Festival abrange um total de 224 eventos durante esses 31 dias.
O III Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 71 espetáculos de companhias de sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.
Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Gero Camilo ator, dramaturgo e diretor cearense, radicado em São Paulo, um dos intérpretes e autores expoentes do teatro e cinema contemporâneos (atuou em filmes como Carandiru, Cidade de Deus, Bicho de Sete Cabeças, Abril Despedaçado e Madame Satã, entre outros) concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a atriz Hiramisa Serra, com 50 anos de atividades teatrais, será a figura central de debate sobre o tema A Mulher no Teatro Cearense, dentro do programa Museu Vivo.
Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz dois espetáculos de São Paulo e um do Rio de Janeiro. Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.
A Mostra Nordeste abarca um total de 16 apresentações de sete peças teatrais de três estados da Região (Ceará, Paraíba e Bahia). Dois espetáculos dessa Mostra foram selecionados pelo Projeto Circulação Cultural, do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, iniciado por uma ação-piloto entre o SESI e o BNB. Durante o Festival, duas peças das mostras Cariri e Alto Sertão serão eleitas pelo público para se apresentar em Salvador (BA) no âmbito do Projeto Circulação Cultural, ainda este ano.
Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 23 apresentações de 11 espetáculos cearenses, potiguares e paraibanos, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de cinco cidades do Ceará (Fortaleza, Barbalha, Caririaçu, Crato e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.
Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, quatro oficinas de formação artística e cinco oficinas de arte infantis; exibição de cinco filmes, com a série Teatro em Movimento; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará e no alto sertão paraibano; e passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza.
Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.
Fontes: Carolina Teixeira