Sonoridades diversas chegam de vários “cantos” do País. É a canção brasileira independente representada por conceituados intérpretes e compositores que nas últimas décadas desenvolvem seus trabalhos dentro dos circuitos regionais, pelo Brasil e mundo afora.
Mesmo distantes da mídia, alguns desses artistas são habitualmente reconhecidos através de prêmios nacionais, possuem uma discografia invejável e merecedora de elogios da crítica especializada, além de serem indiretamente responsáveis pela autoria e sucesso de canções reproduzidas pelos ditos medalhões da nossa MPB.
Dedicada ao mestre Cartola, no centenário de seu nascimento (11/10/2008), a II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente tem por objetivo valorizar e reafirmar a necessidade de mais espaço para os nossos artistas, bem como para a inventividade e a pluralidade de seus estilos, ritmos, linguagens e propostas musicais.
A Mostra acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), no período de 8 de outubro (próxima quarta-feira) a 19 de novembro, trazendo como destaques um elenco de artistas do naipe de: A Quatro Vozes (MG), Daúde (BA), David Duarte (CE), Eliana Printes (AM), Fhátima Santos (CE), Fred Martins (RJ), Khrystal (RN), Lucas Santtana (BA), Moacyr Luz (RJ), Rubi (SP), Simone Guimarães (SP), Vitor Ramil (RS) e Wado (AL), entre outros talentos.
O evento, que reúne 33 atrações representando 13 estados brasileiros de norte a sul do País, é mais uma ação de promoção ao acesso democrático e de estímulo à produção artística, sintonizada com o papel do Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste.