Guerrilha do Araguaia é destaque no Cine UFG

Nesta sexta-feira o Cine UFG, localizado no Campus II, apresenta às 09h30 o documentário “Camponeses do Araguaia – a Guerrilha vista por dentro”. O filme é finalista da Mostra de Cinema de São Paulo – 2010.
Sinopse: Ocorrida em 1974, a Guerrilha do Araguaia é um episódio importante da história do Brasil. No tempo da didatura militar, a região em que a Guerrilha ocorreu foi palco da maior resistência armada contra o regime ditatorial. O local recebeu contigente militar comparável ao da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O movimento guerrilheiro, organizado pelo Partido Comunista do Brasil, resistiu porque conquistou o apoio dos camponeses que ali viviam. Para aniquilar a resistência houve uma repressão brutal. Além dos guerrilheiros, os moradores foram alvo de torturas e assassinatos. O documentário “Camponeses do Araguaia – a Guerrilha vista por dentro” traz o depoimento de pessoas que foram vítimas da truculência da ditadura e hoje lutam para que o Estado reconheça os crimes cometidos e anistie os atingidos pela repressão.
No mesmo dia também será lançada a segunda edição do livro Guerrilha do Araguaia – A Esquerda em Armas. O evento vai contar com a participação do escritor e também professor Romualdo Pessoa.

Deixe um comentário


Confira também