Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Governador Marconi Perillo lança Fica 2015

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
  • Marconi comemorou a consolidação do festival, que teve início em seu primeiro mandato, em 1999. (Foto: Divulgação)
O governador Marconi Perillo e a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, divulgaram na manhã da última quinta-feira (23/07) a programação oficial da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O evento será realizado na Cidade de Goiás, de 11 a 16 de agosto, e terá enfoque aprofundado nas questões ambiental e audiovisual. O tema principal é a água e o homenageado da vez será Frei Nazareno Confaloni.
Em seu discurso, Raquel Teixeira agradeceu ao governador pela ousadia de produzir mais uma edição deste, que é considerado um dos principais festivais mundiais que abordam o meio ambiente. A secretária também comemorou o sucesso no número de produções inscritas, 327. Destas, 21 foram selecionadas para a mostra. “Esse ano podemos comemorar o fortalecimento do cinema feito em Goiás. Das 12 produções nacionais selecionadas, sete são goianas. É um número considerável e nunca antes alcançado”, destacou.
Raquel também anunciou que a Seduce já começa a pensar nos próximos três anos de Fica a partir do dia 17 de agosto, um dia depois do encerramento desta edição. “Tenho pensado bastante e chegou a hora de abrir o Fica para novos formatos, os novos meios digitais. Acho que videogames, filmes feitos para celular, animações que tratam da questão ambiental precisam ter um espaço maior no Fica”, disse a secretária, que recebeu apoio irrestrito do governador para elaboração de novos formatos.
Marconi comemorou a consolidação do festival, que teve início em seu primeiro mandato, em 1999, e destacou a importância de se valorizar a música clássica produzida em Goiás. “Vamos abrir e encerrar o Fica com apresentações de orquestras goianas”, disse ao ressaltar que recentemente prestigiou a Orquestra Filarmônica de Goiás no Festival de Inverno de Campos do Jordão. “Foram aplaudidos de pé, todos ficaram encantados”.
Além do governador e da secretária, também participaram do lançamento do Fica 2015 a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos; a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa; o secretário de Cidades e do Meio Ambiente, Vilmar Rocha; o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio; o superintendente executivo de Cultura da Seduce, Aguinaldo Coelho; a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi; o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral; o superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; representantes do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras, além de artistas, convidados e demais autoridades.
  • Raquel Teixeira, já pensa em novos formatos para serem aderidos as próximas edições do FICA: “Acho que videogames, filmes feitos para celular, animações que tratam da questão ambiental precisam ter um espaço maior no Fica”. (Foto: Divulgação)