Gustavo Moura, 28 anos, terminou, no mês de junho, graduação em Design com especialização em Comunicação Visual na Escola Superior das Artes de Zurique (Zürcher Hochschule der Künste/ZHdK), Suíça. Ele é o primeiro brasileiro nato a estudar em um dos cursos de Design de maior concorrência na Europa, tendo pleiteado a vaga nas mesmas condições dos colegas europeus. Pelo famoso prédio da ZHdK, passaram nomes como Max Bill, Adrian Frutiger e Max Miedinger, o criador da famosa fonte Helvetica, a mais usada em todo o mundo.
Foram três anos de dedicação integral ao curso, 100% em língua alemã. Ao todo foram 180 créditos, todos com o foco para a formação em Direção de Arte e Criação e sob a coordenação do professor Rudolf Barmettler. Destaque para Tipografia, uma das especialidades da escola; Design Editorial, Design de Informação e Design Corporativo. Natural de Anápolis, Gustavo tem outro diploma do currículo: Artes Visuais com habilitação em Design pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, ele integra a equipe da WBG, estagiando em dos mais tradicionais escritórios de Design de Zurique. Na empresa Gustavo deve permanecer por três meses, quando retornará ao Brasil, instalando-se em São Paulo.
Segundo o reitor da escola, Hans-Peter Schwarz, a ZHdK pertence ao seleto grupo de universidades das Artes de sucesso na atualidade. Além desta, ele cita a KunsthØgscholen de Oslo (Escola de Artes de Oslo); Hochschule für Kunste de Bremen (Escola para Artes), na Alemanha, e a Universidade de Artes de Berlim. Por este motivo, Gustavo sente-se honrado em ter estudado na ZHdK. Foi um grande privilégio ter feito parte do corpo docente da escola que teve e tem papel fundamental na História e evolução do Design europeu e mundial. (Matéria enviada pela jornalista Andrea Regis, de Zurich, na Suiça )