Goiânia recebe concerto internacional de música erudita

Alguns desbravadores deram a volta ao mundo em um barco, de bicicleta, em um monomotor ou em um balão. Fabricio Mattos faz a sua viagem usando um violão para levar seus concertos aos quatros cantos do mundo. O projeto Worldwide Guitar Connections (WGC), idealizado e iniciado pelo artista em 2011, volta agora ao Brasil com a sua segunda temporada. Goiânia é a segunda cidade a receber o recital, dia 4 de março, às 11 horas da manhã, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). O concerto é uma realização da Associação Goiana de Violão (GOVIO) e da Universidade Federal de Goiás.

Da harmonia entre os acordes à vontade de levar a música erudita para todas as pessoas, o WGC inicia sua nova série de concertos pelo Brasil. O artista e seu violão percorreram, no último ano, mais de 81 mil quilômetros entre os 15 países visitados. As apresentações foram divulgadas nas redes sociais, por meio de vídeos virais, nos continentes onde o projeto passou entre maio e junho de 2011.

O público, que acompanhou a primeira turnê pôde se emocionar e interagir com a atmosfera de sensualidade sonora criada por meio das obras tocadas e das estratégias de interação e entretenimento. Uma das propostas de inovação e aproximação com o público foi a entrega dos programas de concerto reutilizados a cada apresentação. Em cada um deles, o expectador deixava uma mensagem que seria levada para a próxima localidade.

Para romper com o tradicional, em vez de CD, ao final de cada espetáculo, a plateia teve a oportunidade de adquirir um pen drive contendo o áudio completo das obras em formato mp3 e informações sobre compositores e obras.
Neste ano, o WGC segue com essa proposta de interação entre várias formas de perceber a arte, com a exposição da versatilidade dos ritmos, do abstrato até o brasileiríssimo choro. “São linguagens musicais diferentes, várias formas de expressão e abordagens artísticas. O WGC é simples e atual e chegamos até locais aonde praticamente ninguém se interessa em ir, conquistamos públicos em vários locais afastados dos grandes centros e essa é a integração que queríamos”, conta o violonista.

Repertório

O violonista apresenta um repertório de obras criadas com exclusividade pelos compositores Harry Crowl, Mário Ferraro, Luíz Cláudio Ribas Ferreira, Paul Hart e Salomão Habib.

O artista

Fabricio Mattos mora na Europa há seis anos. É concertista, produtor musical, professor de música e empreendedor. Em dez anos de carreira, realizou mais de 100 concertos no Brasil e exterior e conquistou mais de uma dezena de importantes prêmios como o “Julian Bream Award”. O músico é o segundo violonista brasileiro a estudar na Royal Academy of Music, em Londres, uma das melhores instituições de ensino da música no mundo. Atualmente, Fabricio Mattos reside em Turim, na Itália.

Para ser realizado, o Worldwide Guitar Connections (WGC) recebe o apoio das empresas brasileiras: Savannah Ações em Comunicação, 3D Garage, Estúdio Trilhas Urbanas.

Serviço
Worldwide Guitar Connections (WGC) Fabricio Mattos
Data: domingo, 4 de março de 2012, às 11 horas
Local: Centro Cultural UFG, Praça Universitária, 1533 – Goiânia
Valor da entrada: R$ 20,00 e R$ 10,00

Fonte: Maxpress.net

Deixe um comentário


Confira também