Goiânia Mostra Curtas tem abertura especial

A 14ª Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de cinema em curta-metragem já tradicional e renomado, abre sua programação homenageando o cineasta Tadeu Jungle, um dos expoentes da geração do vídeo independente dos anos 1980. Na ocasião, será exibido o curta-metragem Herois 2,dirigido por Jungle e contará ainda com um pocket show do cantor Eduardo Dussek. A abertura será realizada na noite de 07 de outubro, a partir das 20h, no Teatro Goiânia – GO.
  • O artista é uma das atrações especiais do evento de abertura da mostra
Para este ano, o festival traz como tema da Curta Mostra Especial “Brasil 1980: Revolução Criativa da na TV Independente”, com curadoria de Rafael Sampaio e de Francisco César Filho. Serão exibidos vídeos feitos por grandes cineastas da década, a exemplo do homenageado da abertura, Tadeu Jungle. Diretor de cinema e publicidade, apresentador de televisão, fotógrafo, artista visual, poeta, designer gráfico e videoartista com duas participações na Bienal de São Paulo, entre muitas outras atuações, o paulistano se define como um “contador de histórias”.
Cineasta Tadeu Jungle recebe homenagem na 14ª Goiânia Mostra Curtas (Fotos: Divulgação)

Jungle foi um dos grandes artistas da geração da videoarte através de sua produtora TVDO. Marcado pelo espírito anárquico, já criou videoinstalações e teve vídeos experimentais premiados internacionalmente. Ao lado de documentários e um longa-metragem (Amanhã Nunca Mais, 2011), é responsável por títulos marcantes e inovadores na TV, seja como diretor (Mocidade Independente, codirigido com Nelson Motta) ou apresentador (Fábrica do Som, TV Cultura). Além de Jungle, o cineasta Marcelo Tas também será homenageado no encerramento no festival.
De acordo com o curador, Rafael Sampaio, o tema da mostra especial reflete a importância da década de 80 para a produção artística no Brasil. “Nos anos 80, houve uma explosão de videomakers que reiteraram a relação das artes visuais e do cinema com o vídeo. O resultado foram produções exibidas muitas vezes na televisão”, reflete Sampaio.

Deixe um comentário