Finalistas do Prêmio Jabuti 2011 serão conhecidos no próximo dia 21

(Foto: Divulgação )
  • Chico Buarque levou o prêmio de melhor-ficção na edição de 2010
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realiza a apuração que definirá os finalistas da 53ª Edição do Prêmio Jabuti no próximo dia 21, às 10 horas, na sede da CBL da Av. Ipiranga, 1267, 10º andar. Esta é apenas a primeira etapa do processo que irá apontar os melhores livros de 2010, e que culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 30 de novembro.
Nesta fase, serão escolhidos os dez melhores livros de cada uma das 29 categorias, de um total de 2.619 inscritos. Na segunda fase do Prêmio, os escolhidos serão submetidos a uma nova avaliação, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores de cada categoria.
Em 2011, o regulamento do Jabuti passou por duas mudanças. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que passa de 21 para 29. Com esta alteração, objetiva-se cobrir de forma mais ampla a diversidade do crescente mercado editorial brasileiro.
A outra mudança estabelece que apenas um livro será laureado por categoria – antes, eram três publicações. Busca-se, desta forma, dar maior destaque aos vencedores de cada categoria.
Em 2011, a escolha do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção seguirá as mesmas regras dos anos anteriores. O objetivo destes prêmios é conceder aos profissionais do mercado editorial a prerrogativa para escolher as publicações mais importantes do ano.
Para tanto, além dos jurados das etapas, participam desta votação associados das quatro entidades representativas do setor: CBL, SNEL, ANL e ABDL. Entre os finalistas do Livro do Ano Ficção estarão os vencedores do Jabuti nas categorias: “Romance”, “Contos e Cônicas”, “Poesia”, “Infantil” e “juvenil”.
Já para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: “Teoria/Crítica Literária”, “Reportagem”, “Ciências Exatas”, “Tecnologia e Informática”, “Economia, Administração e Negócios”, “Direito”, “Biografia”, “Ciências Naturais”, “Ciências da Saúde”, “Ciências Humanas”, “Didático e Paradidático”, “Educação”, “Psicologia e Psicanálise”, “Arquitetura e Urbanismo”, “Fotografia”, “Comunicação”, “Artes”, “Turismo e Hotelaria” e “Gastronomia”.

Deixe um comentário


Confira também