Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Filmes produzidos pela TV Brasil são vencedores no Festival de Cinema de Tiradentes

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Os filmes A Cidade é Uma Só e HU, selecionados em edital da TV Brasil, são os grandes vencedores da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, conforme anúncio feito na noite de sábado, dia 28. O Júri Jovem e o Júri da Crítica escolheram cada um seu Melhor Filme entre os longas apresentados dentro da Mostra Aurora, seção dedicada a diretores em início de filmografia.
O longa do Distrito Federal, A Cidade é Uma Só, de Adirley Queirós, foi o escolhido pelo juri da crítica como Melhor Filme da mostra. Já premiado anteriormente na Semana dos Realizadores, que aconteceu no Rio de Janeiro no ano passado, o filme foi coproduzido pela TV Brasil por meio do edital “Brasília 50 anos”. Faz uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do Entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano.
Já o Júri Jovem elegeu como Melhor Filme da Mostra Aurora o documentário carioca HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko, do programa DocTV da TV Brasil. O documentário é resultado do DOC/TV – Rio de Janeiro. A obra disseca incoerências do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal Fluminense. Construído com o objetivo de ser um dos maiores hospitais da América Latina, carrega em seu espaço todas as contradições de um projeto que se perdeu no tempo. Metade em ruínas e metade em pleno funcionamento, o HU estabelece uma geografia paradoxal, da qual o documentário pretende se aproximar e revelar o “lugar” e o “não-lugar” ali presentes.
Os vencedores recebem, além do Troféu Barroco, prêmios em serviços e material para realização de suas próximas produções de empresas parceiras do festival.