Os filmes A Cidade é Uma Só e HU, selecionados em edital da TV Brasil, são os grandes vencedores da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, conforme anúncio feito na noite de sábado, dia 28. O Júri Jovem e o Júri da Crítica escolheram cada um seu Melhor Filme entre os longas apresentados dentro da Mostra Aurora, seção dedicada a diretores em início de filmografia.
O longa do Distrito Federal, A Cidade é Uma Só, de Adirley Queirós, foi o escolhido pelo juri da crítica como Melhor Filme da mostra. Já premiado anteriormente na Semana dos Realizadores, que aconteceu no Rio de Janeiro no ano passado, o filme foi coproduzido pela TV Brasil por meio do edital “Brasília 50 anos”. Faz uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do Entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano.
Já o Júri Jovem elegeu como Melhor Filme da Mostra Aurora o documentário carioca HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko, do programa DocTV da TV Brasil. O documentário é resultado do DOC/TV – Rio de Janeiro. A obra disseca incoerências do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal Fluminense. Construído com o objetivo de ser um dos maiores hospitais da América Latina, carrega em seu espaço todas as contradições de um projeto que se perdeu no tempo. Metade em ruínas e metade em pleno funcionamento, o HU estabelece uma geografia paradoxal, da qual o documentário pretende se aproximar e revelar o “lugar” e o “não-lugar” ali presentes.
Os vencedores recebem, além do Troféu Barroco, prêmios em serviços e material para realização de suas próximas produções de empresas parceiras do festival.