De 22 de outubro a 23 de novembro, o humor vai tomar conta da cidade. A primeira edição do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (FIHRJ) lança holofotes sobre o humor gráfico e o teatral contemporâneo, por meio de Concursos de desenhos e esquetes, exposições, espetáculos e debates, que vão agitar o Centro Cultural Correios, o Oi Futuro e o Teatro do Jockey. O festival rende justíssimas homenagens aos cartunistas paulistas Angeli e Laerte. O terceiro homenageado do evento é Luís Fernando Veríssimo, gaúcho que transcendeu fronteiras, inclusive as existentes entre o humor impresso, desenhado, encenado e televisionado.
Organizado pela mesma equipe que produziu o Salão Carioca de Humor entre 2004 e 2007 , o Festival tem humor no nome e em sua própria essência. Seu objetivo é divulgar a produção artística brasileira, principalmente, a carioca, baseada numa característica pelo qual seu povo é conhecido em todo o mundo: o humor. O carioca é um gozador e o Festival Internacional de Humor vai mostrar como a vida, apesar de tudo, pode ser muito engraçada. E criativa, comemora Eliana Caruso, uma das organizadoras FIHRJ, juntamente com Ricky Goodwyn, Lincoln Vargas, entre outros.
Um dos objetivos do evento é mostrar um pouco da arte e do senso de humor brasileiros. A organização quer que o brasileiro tome conhecimento daquilo que está sendo produzido aqui e em outros países no campo do humor. Um dos instrumentos de divulgação deste material será o catálogo do festival. Com 172 páginas, ele trará os vencedores do Prêmio Desenho de Imprensa e também obras dos homenageados da edição. O Festival se auto-denomina como tal por querer promover uma grande festa do traço, da palavra, da imagem, onde o riso se expressa de várias maneiras, explica Eliana.
Esse contato com o que é produzido lá fora se dá por meio da exposição World Press Cartoon (WPC), com obras do maior concurso de desenho de imprensa internacional, que tem sede em Sintra, Portugal. A exposição apresenta algumas das obras premiadas em todas as edições do concurso. O público poderá ver 67 desenhos, que representam bem o fino traço, humor e grafismos da imprensa internacional. O WPC tem no comando Rui Porto e Antonio Antunes, destaque mundial do cartoon. Ambos estarão no Rio para a abertura da exposição.
O SITE
O site do evento www.festivalinternacionaldehumor.com – divulgará as atividades do Festival para os internautas, com notícias e entrevistas. Mais uma inovação do Festival é o blog www.festivaldehumor.blogspot.com onde o público poderá acompanhar diariamente os bastidores da produção do evento e os detalhes de sua programação. Os artistas vão ganhar um espaço especial no site, onde poderão opinar a respeito do Festival e debater questões relativas à classe.