Festival de cinema italiano

TIM promove festival de cinema italiano que percorrerá quatro capitais brasileiras

Idealizada pela Embaixada da Itália no Brasil em parceria com a Bienal de Veneza, sexta edição do Venezia Cinema Italiano terá entrada gratuita e filmes premiados que serão exibidos em quatro capitais

Brasília, 26 de novembro de 2010 – Pelo sexto ano consecutivo, a TIM promove o festival Venezia Cinema Italiano e marca a programação cultural de quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Durante a mostra, serão exibidos seis longas-metragens italianos, incluindo a produção de 1974, do diretor Dino Risi, Profumo di Donna (Perfume de Mulher), que recebeu indicações ao Oscar do ano de 1975 de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro adaptado.

A possibilidade de assistir a filmes selecionados para um dos mais relevantes festivais de cinema do mundo faz o Venezia Cinema Italiano se firmar no calendário da classe cinematográfica e do grande público. O fortalecimento da mostra chama a atenção para a importância do cinema italiano contemporâneo, que vem colhendo elogios da crítica internacional.

“A atuação da TIM é marcada por importantes investimentos na área cultural. Trazer para o Brasil obras do cinema contemporâneo pelo sexto ano consecutivo, como as exibidas no Festival de Veneza, reiteram este compromisso com o público brasileiro e os nossos clientes”, destaca Flavia Miguez, gerente de Corporate Identity da TIM Brasil.

Em Curitiba, os filmes serão apresentados no Cineplex Batel, de 17 a 22 de Novembro. Em São Paulo, de 22 a 27 de novembro no Cine Livraria Cultura e de 25 a 28 de novembro na Cinemateca Brasileira de São Paulo. O Rio de Janeiro recebe a mostra no Cine Odeon, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. Brasília encerra o circuito, apresentando as películas no Cine Brasília, entre os dias 2 e 7 de dezembro.

“As obras selecionadas oferecem um panorama da produção cinematográfica italiana contemporânea: ao lado de nomes já consagrados, como Emidio Greco, Carlo Mazzacurati, Pasquale Scimeca e John Turturro, figura também Ascanio Celestini, em sua terceira experiência como diretor, atividade à qual ele une a de ator teatral, escritor e dramaturgo. Neste ano à resenha foi adicionado um elemento particularmente interessante: a película “Profumo di Donna” (1974), di Dino Risi, apresentada na mostra de Veneza, em versão restaurada da obra, pela ‘Cineteca Nazionale’”, diz o Embaixador da Itália do Brasil, Gherardo LaFrancesca.

Idealizado pela Embaixada da Itália em Brasília em parceria com a Bienal de Veneza, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e dos Consulados Italianos em São Paulo e Curitiba.

Filmes

– LA PASSIONE, Italia 2010 – 105’- di Carlo Mazzacurati

– LA PECORA NERA, Italia 2010 – 93’di Ascanio Celestini

– I MALAVOGLIA, Italia 2010 – 94’ – di Pasquale Scimeca

– PROFUMO DI DONNA, Italia 1974 – 102’- di Dino Risi

– NOTIZIE DEGLI SCAVI, Italia 2010 – 89 – di Emidio Greco

– PASSIONE, Italia 2010 – 95 – John Turturro

Brasília

Cine Brasília, EQS 106/107

– 2 de dezembro, 19h00 (só por convite), La Passione

– 3 de dezembro, 19h30, La Pecora Nera

– 4 de dezembro, 19h30, I Malavoglia

– 5 de dezembro, 19h30, Notizie degli Scavi

– 6 de dezembro, 19h30, Passione

– 7 de dezembro, 19h30, Profumo di Donna

Deixe um comentário