Exposição Múltiplo Leminski em Goiânia

A maior exposição já feita sobre o artista curitibano Paulo Leminski entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A partir do próximo dia 29/11, a capital goiana já poderá conferir de perto o Múltiplo Leminski, mostra itinerante que já foi vista por mais de 300 mil pessoas em Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná. A exposição tem curadoria coletiva assinada pelas filhas de Paulo Leminski, Aurea e Estrela, e pela viúva, a poeta Alice Ruiz. A exposição, que prevê ainda atividades paralelas, como visitas guiadas, show e intervenções urbanas, terá entrada gratuita.

O visitante vai encontrar a mostra em Goiânia dividida em 17 espaços: ‘Linha da Vida e Obra’, ‘Poesia’, Música’, ‘Prosa’, ‘Catatau’, ‘Tradução’, ‘Biografia’, ‘HQs’, ‘Haikaista e Judoca’, ‘Publicidade’, ‘Jornalista’, ‘Professor’, ‘Escritório’ e ‘Biblioteca’. Neste último, encontram-se os livros do acervo pessoal do poeta. Em tempo, a ambientação e cenografia da exposição são assinadas pelo experiente designer Miguel Paladino, que buscou construir uma estética poética que pudesse condensar informações fundamentais para o entendimento sobre a vida, obra e processo criativo de Leminski.

  • (Foto: )

Ainda para as crianças, a curadoria coletiva da mostra elaborou a revista “Tio Lema” que será entregue para o público infanto-juvenil do Múltiplo Leminski. No conteúdo, atividades próprias do universo infantil como ‘caça-palavras’ e ‘desvende enigma’. Todos os objetos originais presentes na exposição, mais de mil peças, pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da biblioteca particular entre elas dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos, vídeos.

Deixe um comentário


Confira também