Exposição – Le Château / O Castelo

A galeria Luisa Strina abriu a exposição Le Chateau/ O Castelo – uma instalação executada por “Various Artists” – grupo de 24 artistas fictícios criado por Trudo Engels, em 1995.
Desde o surgimento das fazendas industriais e da industrialização da nossa alimentação, a obesidade e as doenças ligadas à alimentação espalham-se amplamente. Enquanto milhões de pessoas morrem de fome, é cada vez mais frequente que amplos recursos sejam reservados ao cultivo para exportação em países onde as pessoas não dispõem de comida suficiente. (VA).

Various Artists é uma obra autônoma. Cada artista trabalha com pesquisas específicas e tem sua própria identidade artística. O percurso de cada um dos artistas virtuais foi elaborado, obras foram produzidas e colaborações realizadas entre os VA. Engels estabeleceu uma base de dados com as informações pessoais de cada um dos artistas que compõem VA: currículos, retratos, obras, ateliers, histórias, artigos, etc. Estes arquivos formam a base dos workshops denominados Being an Artist.
Tradicionalmente, esse ato de resistência passiva é também um ato simbólico utilizado como arma no campo político. Transferido para um contexto artístico, ele subverte suas regras. O ato induz então a uma reflexão crítica sobre a industrialização da nossa alimentação e as suas consequências sobre nossa saúde. Essa ação simbólica é uma ação política dirigida contra a indústria agroalimentar.
A galeria Luisa Strina se torna uma cena de teatro. Os personagens são fictícios, a ação é real.
Durante a montagem da instalação, o local de trabalho servirá de metáfora para discussões e workshops que exploram a questão do desenvolvimento da indústria dos produtos de consumo. O período de pesquisa e de construção efetuada por estes artistas fictícios resultará em uma exposição que abrirá suas portas dia 16 de fevereiro na galeria Luisa Strina, em São Paulo.
Abertura ao público: 16 de janeiro – 3 de março de 2012
Vernissage: 16 de fevereiro de 2012 – 19h
Exposição: 17 de fevereiro – 10 de março de 2012

Deixe um comentário


Confira também