Exposição Arte Plena

O Espaço Cultural Arte Plena apresenta em sua terceira exposição do ano dois nomes de peso da arte do estencil na capital: El Mendez e Rustoff. Ambos influenciados pelo forte movimento e ascenção do grafite, momento que as galerias no mundo todo passaram a absorver e ostentar em suas paredes o melhor da produção da conhecida como “arte de rua”. Vários nomes nacionais se destacam na cena artística até internacionalmente.

Em grandes centros o grafite é uma expressão legítima de arte e, além do papel social de encaminhar crianças e adolescentes para o caminho da arte, ocupa uma fatia razoável do mercado, já que os grafiteiros passaram a converter sua produção para a demanda comercial, lançando mão de suportes tradicionais, ilustrando campanhas publicitárias, muros institucionais e até mesmo ambientes privados, flertando inclusive com os segmentos da decoração e do design.

Os dois jovens artistas El Mendez e Rustoff tiveram sua iniciação no grafite de forma semelhante, incursionando por eventos relacionados, montaram o coletivo ENC (“É Nós Criu!” – abrasileirando a palavra crew, que designa a reunião de grafiteiros), começaram a realizar trabalhos em dupla pela cidade, em ruínas e outros espaços alternativos, eventos que reuniam música e skate (estéticas afins do grafite), participaram do vídeo documentário Grafitti em Ruínas e Outros Muros, de João Novaes. Além disso, individualmente Diogo Rustoff participou de coletivas na FAV da UFG e Faculdade Araguaia. El Mendez realiza trabalho com crianças da rede municipal de educação com aulas de arte e de “sustentabilidade artística” (trabalho desenvolvido que visa a reciclagem e a comercialização de objetos como roupas usadas, latas, peças de carro velhas, tudo pintado usando a técnica do estêncil).

Para essa mostra na Arte Plena, os artistas prepararam trabalhos inéditos, utilizando suportes pouco convencionais como filtros de barro, tábuas de carne, crânios bovinos, latas de spray usadas, lonas, santos de gesso e outros pequenos objetos. São cerca de 40 peças onde cada um estampa seu estilo estético: Rustoff prima pelo estilo “lambe-lambe” do estêncil tradicional, com estampas sacadas aleatoriamente do cotidiano e voltando para o cotidiano em forma de arte; El Mendez (codinome adotado pelo artista) desenvolve trabalhos com um repertório passando pela estética mexicana e pela arte conhecida como “old school”, referência dos desenhos típicos em tatuagens.

Essa é a terceira exposição do ano no novo espaço cultural Arte Plena, cuja proposta é um Projeto de Ocupação, cedendo as instalações aos artistas para que se adequem fisicamente e conceitualmente ao espaço. Com produção de Wanessa Cruz, coordenação geral do artista plástico Sandro Tôrres e curadoria de Gilmar Camilo, trio afinado que vem sacudindo a cena das artes plásticas em Goiânia propondo montagens inusitadas, sempre marcadas pela comunhão das artes, mixando performances, música ao vivo e muita atitude. El Mendez e Rustoff é a aposta da Arte Plena para o mês de abril e para definitivamente ocupar seu espaço na cena artística local.

Serviço:

Exposição El Mendez & Rustoff Abertura: 15 de Abril, 20 H Visitação: 16 de abril a 03 de maio Horário: Segunda a Sexta – 09 ÀS 19 H Sábado – 09 às 13 H Local: Espaço Cultural Arte Plena Endereço: Rua 88, N. 79, Setor SuL Fones: (62) 3941-9618 / 8414-9617.

Deixe um comentário