O segundo Encontro de Gaitistas de 2011 chega com uma edição mais do que especial, trata-se da banda Blues Etílicos comemorando os 25 anos de carreira com a turnê de seu DVD ao vivo gravado em Goiânia, além da banda goiana anfitriã Abluesados. Considerada a mais popular banda de Blues do país, o Blues Etílicos vem a Goiânia para o seu sexto show, além de outras apresentações com alguns membros da banda em edições anteriores do Encontro de Gaitistas. Liderada pelo som da gaita de Flávio Guimarães, a banda é recordista de público em seus shows
O DVD Blues Etílicos Ao Vivo teve seu lançamento em setembro de 2010. Com repertório autoral e músicas de seus CDs lançados, tais como Cerveja, Dente de Ouro, Misty Mountain e o Sol Também Me Levanta, além das inéditas Jokers e Dinossauro Manco. Gravado totalmente ao vivo e sem qualquer tipo de correção em estúdio ou overdubbing, o DVD é um fiel registro da mais criativa banda brasileira de blues rock em ação.
Com 10 CDs lançados ao longo da carreira, vendeu mais álbuns do que qualquer outra banda de Blues do país. Já abriram shows de grandes nomes do Blues mundial como B. B. King, Buddy Guy, Robert Cray, Sugar Blue, Ike Turner, Magic Slim e muitas outras atrações internacionais.
Além de ter gravado o primeiro DVD do Blues Etílicos em Goiânia, a banda tem orgulho em tocar em um evento como o Encontro de Gaitistas, por termos a maior referência de gaita do Brasil. Com certeza a vontade de tocar aumenta. Afirmou Otávio Rocha, guitarrista da banda.
O Blues Etílicos tendo como maior influência no Blues o consagrado Muddy Waters, tem uma empatia grande com o público devido à originalidade de compor tanto em inglês quanto português. O vocalista norte americano Greg Wilson confere autenticidade e sotaque correto às canções em inglês. Os solistas de gaita e guitarra, Flávio Guimarães e Otávio Rocha se destacam nos solos, acompanhados pela cozinha coesa e cheia de swing de Pedro Strasser, na bateria e Cláudio Bedran, no baixo.
As honras da casa ficam por conta da banda goiana Abluesados, uma referência na execução do estilo em Goiás. As conquistas alcançadas pela banda e principalmente os elogios vindos de pessoas dos mais diversos segmentos diretamente relacionados à música confirmam que o trabalho realizado pelo grupo prima pela originalidade e, sobretudo, pela fidelidade aos grandes mestres do Blues. A notoriedade dentro do estilo já supera as fronteiras locais, visto que alguns dos mais consagrados nomes do Blues nacional, como o próprio Blues Etílicos, Prado Blues Band, Robson Fernandes, Nuno Mindelis, Flávio Guimarães, Helton Ribeiro (revista BluesnJazz), etc, já incluem a Abluesados entre as proeminentes bandas de Blues do Brasil.
Olha, um dos orgulhos que temos é saber que muito do que se tem de blues aqui no Brasil se deve pelo menos um tiquinho ao nosso pioneirismo, e ficamos felizes de ver uma banda como a Abluesados fazendo um som tão interessante como eles fazem então dividir o palco com eles é um aprendizado pra todo mundo eu creio, revela Flávio Guimarães.
Bate Papo:
Como surgiu a idéia de formar uma banda blues no Brasil? E quais as
maiores influências da banda?
A idéia surgiu pelo amor que tínhamos naquela época (85) por esse tipo de musica…e era bem difícil encontrar quem gostasse…era o auge do rock nacional então blues era algo completamente inexistente no cenário .
Eu diria que as influencias se encontraram todas no Muddy Waters….mas obviamente tínhamos muita influencia dos Stones, do Johnny Winter, desse pessoal branco que fazia blues rock, que alias é o que faz o Blues Etílicos.
Sendo referência nacional em Blues,com mais de 25 anos de carreira,
qual é o maior prazer do Blues Etílicos em continuar na estrada?
O maior prazer é fazer um show em que todos da banda dão 110% no palco depois de 25 anos e ter o feedback do publico…
Enquanto Banda de renome nacional, qual a expectativa de dividir o
palco com a banda goiana Abluesados?
Olha, um dos orgulhos que temos é saber que muito do que se tem de blues aqui no Brasil se deve pelo menos um tiquinho ao nosso pioneirismo, e ficamos felizes de ver uma banda como a Abluesados fazendo um som tão interessante como eles fazem, então dividir o palco com eles é um aprendizado pra todo mundo eu creio…
Para o Blues Etílicos qual é a importância de tocar em um evento como
o Encontro de Gaitistas, na cidade de Goiânia?
Bem, para nos todos os shows são importantes, mas sendo o evento um encontro de gaitistas e sendo o Blues Etílicos uma banda com a maior referencia da gaita no país, com certeza passa a ser um evento com ainda mais adrenalina e vontade de tocar
Qual a mensagem que o Blues Etílicos gostaria de deixar para o público goiano?
Gostamos muito de Goiânia, o publico é ótimo, tanto que gravamos nosso DVD aí. Eu diria compareçam ao show e tenham uma noite muito divertida!
SERVIÇO:
ENCONTRO DE GAITISTAS EDIÇÃO ESPECIAL
Shows: BLUES ETÍLICOS (RJ), ABLUESADOS (GO) E DJ LEO JABAH (GO).
Data: 08/04/2011 – Sexta Feira.
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Palácio da Música)
Ingressos: R$ 20,00 (Antecipado)
Reservas de Mesas/Informações: 8500-5151.