Coletivo Fake Fake traz ilustradores paulistanos à Goiânia

  • Reprodução (Foto: Ilustração de Daniel Bueno)
O coletivo Fake Fake, em parceria com a FNAC Goiânia, recebe os ilustradores Laura Teixeira e Daneiel Bueno, do Coletivo Charivari para a palestra “O Papel coletivo para as ações nas diferentes linguagens da ilustração”, na livraria do Flamboyant, às 19h30 da próxima sexta-feira (06/11). No mesmo dia, o livro “Poesia Geométrica, com texto de Millôr Fernandes e ilustrações de Daniel Bueno vai ser lançado para o público.
Laura Teixeira e Daniel Bueno representam o Coletivo Charivari, um coletivo de ilustradores e artistas gráficos que se reúnem para publicar resultados de experimentações gráficas em fanzines com características variadas, partindo do interesse comum por assuntos, materiais ou formas, que selecionados de o intercâmbio de informações a respeito do universo de cada um dos participantes.
  • Ilustração de Laura Teixeira (Foto: Reprodução)

A ilustradora e designer Laura Teixeira, nascida em São Paulo, é especializada em ilustração na Eina (Escola de Disseny i Art, Barcelona). Publicou “Água de pegar” (Jujuba, 2012), “Número de circo” e “Letra de forma” (Hedra, 2009). Ilustrou “O Jarro da memória” (Cosac Naify, 2005). Escreveu “Coisas que a gente gosta e não gosta” (Hedra, 2007), em parceria com Fabio Zimbres. ). Ilustrou também “Pornô Chic”, de Hilda Hilst (Biblioteca Azul, 2014), ao lado de nomes consagrados – Millôr Fernandes e Jaguar. Colaborou com publicações como os jornais Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique, e as revistas Crescer, TAM Kids, Pesquisa Fapesp, Garabattage (Barcelona) e Stripburger (Eslovênia).

Daniel Bueno é também um ilustrador, artista gráfico e quadrinista de São Paulo. Seu trabalho envolve contornos geométricos, texturas e ambiguidade gráfica, recorrendo a “elementos gráficos como entidades que podem ter novos significados”. Suas influências são variadas, como o trabalho de Steinberg, os quadrinhos alternativos e a produção de vanguardas modernas como o construtivismo. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 2001. Bueno tem contribuído para mais de cinquenta revistas, jornais como a Folha de S. Paulo, e muitas editoras de livros. Levou vários prêmios no Brasil e outros países, como dois Bronze no anuário da 3×3 (EUA) e quatro HQ Mix (Brasil). Em 2011, o livro “A janela de esquina do meu primo”, ilustrado por Bueno, recebeu Menção Honrosa na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália, 2011) e u ano depois foi selecionado para o Ilustrarte (Lisboa, Portugal).

Anote!
Palestra “O Papel coletivo para as ações nas diferentes linguagens da ilustração”
Data: 6 de novembro, sexta-feira
Local: FNAC, Flamboyant Shopping Center
Horário: 19h30
Gratuito
O coletivo Fake Fake oferece uma programação com diferentes palestras e oficinas gratuitas. Para conhecer melhor acesso site do coletivo.

Deixe um comentário


Confira também